STTrans reforça sinalização em 44 cruzamentos perigosos

Por - em 34

Para dar mais segurança a pedestres e condutores, a Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) vem reforçando a sinalização vertical e horizontal em pontos onde há maior incidência de acidentes. Cruzamentos que costumam ser cenário para muitas colisões estão sendo checados pela equipe do Sistema Viário para verificar quais as causas dos acidentes. Em algumas situações, os técnicos constataram a necessidade de reforçar a sinalização nas vias secundárias. Em outras, foi verificada a imprudência de muitos motoristas que cruzam a preferencial sem parar.

Recentemente foram sinalizados 75 pontos, dos quais 44 cruzamentos considerados mais perigos. Ao todo, já foram implantados 2.550 tachões e mais de 2 mil tachas em cruzamentos e ruas da cidade, de acordo com informações do gerente da Divisão do Sistema Viário, Pablo Fragoso.

Na esquina da Avenida Ingá com a Rua Francisco Brandão, em Manaíra, só este ano foram contabilizadas três colisões. Um dos moradores da área, Edmar Farias, encaminhou solicitações à STTrans para reforçar a sinalização no referido cruzamento, o que foi atendido na última semana após um levantamento da equipe do Sistema Viário. “Agora é rezar para que os condutores obedeçam às leis de trânsito e evitem acidentes”, ressaltou Edmar Farias, satisfeito com as providências tomadas pelo órgão de transportes e trânsito.

A instalação de tachas, tachões e placas nesses cruzamentos, segundo o superintendente da STTrans, Deusdete Queiroga, tem o objetivo de alertar os motoristas para redobrarem a atenção nesses locais. “Estamos promovendo ações para garantir a segurança de condutores e pedestres”, afirmou.

Esta semana, a equipe do Sistema Viário continua a implantar a sinalização no cruzamento da Rua dos Milagres com Presidente Carlos Luz e Maurício de Miranda Gusmão com Presidente Carlos Luz, no Cristo; Rua Osvaldo Evaristo da Costa, no Bairro dos Estados. A Rua Gumercindo B. Dunda, no Bessa, além de ganhar tachões, também foi contemplada com uma lombada física, próximo ao Edifício Trianon.

A STTrans está estudando a implantação desse tipo de sinalização nos cruzamentos da Rua Creuza Campos com Francisco Porfírio, em Mangabeira; Marcionila da Conceição com Cairu, Cabo Branco; e Nossa Senhora dos Navegantes com Rua José Augusto Trindade, Tambaú. A STTrans investiu até o momento aproximadamente R$ 74 mil na implantação tachas e tachões nos pontos considerados mais perigosos.

Confira algumas ruas e cruzamentos mais perigosos onde a sinalização foi reforçada:

Rua Rosa Lima dos Santos, nos Bancários;
Epitácio Pessoa com a Avenida Rui Carneiro;
Elias C. de Albuquerque com as Ruas Francisco da Silva e Vicente Costa Filho, no Cristo;
Helena Meira Lima com Rua Monteiro Lobato, Tambaú;
Avenida Afonso Pena com a Avenida Washington Luís, no Bessa;
Avenida Washington Luís com Rua Artur M. Paiva, Bessa;
Avenidas Juarez Távora e Rui Barbosa, Torre.