STTrans trabalha para evitar transtornos durante obras na Avenida Pedro II

Por - em 32

O primeiro dia de interdição de uma das faixas da Avenida Pedro II foi de trânsito lento, mas sem grandes transtornos, segundo o superintendente de Transportes e Trânsito de João Pessoa, Deusdete Queiroga. Ele disse que agentes do órgão estiveram presentes no local durante todo o dia para orientar os condutores e evitar acidentes.

A STTrans iniciou o bloqueio à faixa no sentido bairro-centro, próximo à Rádio Tabajara, na manhã desta segunda-feira (5). O superintendente explicou que a interrupção do trânsito é necessária por conta das obras para ampliação da ponte sobre o rio Jaguaribe, facilitando os serviços e dando mais segurança aos condutores que circulam pelo local.

A alteração no tráfego está acontecendo nos horários das 6h às 9h30 e das 13h às 15h e deve se estender até que esta etapa da obra seja concluída. “O corredor Pedro II é um dos mais importantes da cidade e após a conclusão do alargamento vai operar com três faixas em cada sentido, melhorando o tráfego de veículos do centro em direção aos bairros da Zona Sul”, disse Deusdete.

A STTrans está trabalhando em conjunto com as secretarias de Infra-Estrutura (Seinfra) e Planejamento (Seplan) com o intuito de diminuir os transtornos no local. Para dar vazão ao fluxo de veículos que trafega no corredor Pedro II, a alternativa encontrada foi criar duas faixas bairro-centro e uma no sentido centro-bairro, em horários pré-estabelecidos. Para isso, parte do canteiro central teve que ser removido.

Mudança – Desde segunda-feira (5), os condutores que saem dos bairros da Zona Sul em direção ao centro da Cidade estão utilizando duas faixas, enquanto quem trafega no sentido contrário está usando apenas uma. A interrupção acontece às 6h, mas a partir das 9h30 volta ao normal. À tarde, das 13h às 15h, a alteração volta a acontecer, devido ao aumento na quantidade de veículos que passa pelo local nesse horário.

Com a modificação no trânsito, a velocidade no corredor Pedro II tende a diminuir e, conseqüentemente, os congestionamentos devem aumentar. Por isso, Deusdete alerta aos condutores que fiquem atentos a sinalização e as orientações dos agentes de trânsito que estão monitorando e fiscalizando o local.

“Pedimos atenção redobrada no momento em que o condutor cruzar o trecho e um pouco de paciência da população enquanto dure o serviço”, solicitou o secretário.

Alternativas – Ele também pede que os condutores procurem rotas alternativas para chegar ao centro da cidade. Entre as opções estão as Avenidas José Américo de Almeida (Beira Rio); 2 de Fevereiro (Cristo); Epitácio Pessoa e Hilton Souto Maior (José Américo), pegando em seguida a BR-230, para chegar no Jardim Luna.
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) iniciou as obras de alargamento da Avenida Pedro II em outubro e está investido aproximadamente R$ 2,7 milhões. O diretor de trânsito, Omar Ramalho, esteve durante toda manhã na Avenida Pedro II