STTrans vai fiscalizar tráfego de bicicletas

Por - em 24

A Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) vai fiscalizar o tráfego de bicicletas na Capital. Conforme o órgão, motoristas reclamam constantemente de abuso praticado por alguns ciclistas que circulam na contra-mão de direção, o que é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), pondo em risco à própria segurança e comprometendo a organização do trânsito de maneira geral.

Outro ponto que tem causado preocupação é o tráfego irregular de bicicletas nas calçadas. Esse tipo de infração, previsto no CTB, é facilmente observado nas calçadas da orla marítima, o que causa risco de atropelamento aos pedestres, principalmente crianças e idosos.

O artigo 58 do Código de Trânsito Brasileiro diz que nas vias urbanas de pista dupla, a
circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via. Os agentes de trânsito vão estar atentos ao tráfego de bicicletas em João Pessoa para coibir abusos, e irão alertar os ciclistas que estiverem praticando alguma irregularidade, orientando-os quanto à maneira correta de circulação no trânsito, podendo aplicar as penalidades previstas na lei em vigor.

O artigo 255 do CTB pune os ciclistas que infringirem a lei com multa de R$ 85,13 (infração média) e remoção da bicicleta. Neste caso a bicicleta só será devolvida após o pagamento da multa. A prefeitura tomará ações no sentido de tornar mais fácil a utilização das ciclofaixas e ciclovias já existentes, recuperando-as e fiscalizando para coibir seu uso indevido, a exemplo de veículos irregularmente estacionados sobre elas, impedindo o tráfego de bicicletas. Também será implementado projeto de expansão de vias exclusivas para bicicletas.

A STTrans solicita aos ciclistas – no lazer ou trabalho – que respeitem a sinalização e as normas de trânsito, contribuindo para dar mais segurança ao trânsito.