STTrans vistoria 41 veículos na 1ª semana de fiscalização

Por - em 20

Após cinco dias de vistoria, a Superintendente de Transporte e Transporte de João Pessoa (STTrans) inspecionou 41 veículos que fazem serviço de transporte escolar na cidade, o que corresponde a 11,39% da frota total dos 400 carros que possuem esse tipo de cadastro. Dos escolares vistoriados, 36 foram aprovados e cinco reprovados, uma vez que apresentaram problemas em itens como funilaria e pintura, parte elétrica (iluminação de sinaleiras e faroletes defeituosos, além de faixas fora da padronização). A vistoria dos escolares teve inicio na última segunda-feira (6) e se estenderá até o dia 31 de julho.

O índice de comparecimento, conforme informou o chefe da Divisão de Transportes Especiais da STTrans (Dites), Leonardo Campos, ainda está abaixo do que era esperado. Ele atribuiu esse fato as chuvas que caíram nos últimos dias na Capital. Vale lembrar que a vistoria é realizada na sede do órgão (km 25 da BR-230, no bairro do Cristo Redentor), obedecendo a um cronograma de quatro semanas por ordem de registro do veículo (quadro em anexo).

No total são inspecionados 40 itens, como segurança, equipamentos obrigatórios, condições de higiene e estado do veículo. A Dites espera que os 400 veículos cadastrados compareçam ao local, já que essa vistoria é obrigatória e realizada semestralmente, para que os permissionários trafeguem nas vias com segurança. A inspeção semestral é determinada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em seu art.136 inciso II.

A vistoria tem uma taxa fixada em R$ 40,82. O permissionário deve seguir o período de vistoria determinado pelo órgão gestor, mas pode até antecipar a inspeção. Caso perca a data programada no calendário, será cobrada uma multa no valor de R$ 15,31. Ao ser aprovado o veículo recebe um adesivo de cor amarela, que vale por seis meses, ou seja, até a data da nova vistoria em janeiro de 2010.

Ao fazer a vistoria desse segundo semestre os veículos recebem um selo na cor amarela, que é afixado no pára-brisa dianteiro. Com o retorno das aulas a STTrans realiza um trabalho intenso de fiscalização nas escolas para impedir que veículos que não passaram pela vistoria circulem pela cidade, colocando em risco a vida das pessoas.

Segurança – A vistoria é uma forma de garantir a segurança dos estudantes que são transportados e ainda dá tranqüilidade aos pais e responsáveis pelos jovens. Antes de contratar os serviços de transporte escolar, a STTrans orienta que seja observado se o veículo possui o selo, que comprova que ele passou pela vistoria. ″Se faz necessário que todos os permissionários venham no prazo previsto para que não ocorram atrasos de última hora″, ressaltou o chefe da Dites, Leonardo Campos. Dúvidas podem ser tiradas pelo número de telefone 3218-9349 ou na Central de Reclamação e Informação (Cerin) da STTrans através do número 0800 281 1518.