Subprefeitura atende mais de 1,6 mil pessoas em dois meses

Por - em 30

Em dois meses de atuação, a Subprefeitura de Tambaú já realizou 1.675 atendimentos ao público, numa média de 28 pessoas recebidas por dia no local. O órgão, que é o primeiro do tipo em João Pessoa, atende demandas de moradores de 12 bairros da Capital, situados na região da orla marítima. Os moradores do local podem solicitar a execução de serviços urbanos, de infra-estrutura e limpeza pública, bem como resolver questões de ordem fiscal.

A coordenadora da Subprefeitura, Alba Lygia Brindeiro, informa que as principais solicitações tinham relação com serviços fiscais, vinculados à Secretaria da Receita. Foram 1.409 pleitos envolvendo questões dessa natureza, principalmente consulta e emissão de guias de pagamento de dívidas e serviço referente à emissão de segunda via do IPTU. “Muita gente veio negociar as dívidas do IPTU. As pessoas se mostraram interessadas em quitar seus débitos antigos”, comentou.

A segunda maior demanda de solicitações esteve relacionada a serviços de infra-estrutura e urbanísticos, a exemplo de instalação de faixas de pedestre e semáforo, conserto de calçamento, reposição de lâmpadas ornamentais, dentre outras. “As pessoas que nos procuram têm falado muito bem da Subprefeitura. Temos recebido elogios porque o atendimento é personalizado. As pessoas se sentem em casa e os pleitos são atendidos com agilidade”, informou.

Como funciona – O objetivo principal da nova estrutura administrativa da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) é descentralizar serviços. Para ser atendida na Subprefeitura, a pessoa só precisa chegar ao local e procurar um dos atendentes. Os funcionários anotam a solicitação e enviam o formulário preenchido com a demanda para a Secretaria responsável pelo serviço. O prédio está localizado na Avenida Epitácio Pessoa, 4.410, onde também funciona um núcleo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

De acordo com os dados do último Censo Demográfico, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 80 mil pessoas residem nos bairros da área. São eles: Tambaú, Cabo Branco, São José, Manaíra, Bessa, Penha, Altiplano, Miramar, Tambauzinho, Expedicionários, Pedro Gondim, Brisa Mar/Jardim Luna.