Supla e João Suplicy cantam no Ponto de Cem Réis nesta sexta

Por - em 31

O projeto ‘Som das 6’ da sexta-feira (1º) traz para a cidade de João Pessoa os irmãos Supla e João Suplicy, que pela primeira vez trazem para a Capital o projeto musical Brothers of Brazil. Com muito rock, punk e batidas de bossa nova, a dupla promete ferver o Ponto de Cem Réis, a partir das 18h. Também na noite acontecerá o Festival de Rock da Paraíba, com presenças de bandas das cidades de Cajazeiras e Sousa. O ‘Som das 6’, acontece semanalmente é uma promoção da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Fundação Cultural (Funjope).

Brothers of Brazil são irmãos e ambos escolheram a vida artística. Musicalmente falando, seriam como água e óleo. Trata-se de Supla e João Suplicy, primogênito e caçula da família Suplicy, respectivamente.

Ambos trilharam caminhos, digamos, diametralmente opostos na música. Enquanto um lançava o primeiro hit tecnopunk nacional com participação da estrela do rock alemão Nina Hagen – isso bem antes do conceito de música globalizada virar realidade – o outro se aprofundava nos estudos da música essencialmente brasileira, especialmente o samba e a Bossa Nova. Mas eis que, talvez pelos laços de sangue, talvez pela atração natural dos opostos, Supla e João resolvem entrar em estúdio juntos, compondo e tocando.

O resultado dessa interseção musical está no inédito e elogiado projeto Brothers of Brazil, que acabou virando disco. O show traz o magnetismo suingado da voz de João que, somado ao charme punk de Supla, conferem a dupla um carisma todo especial. Os Brothers of Brazil se revezam entre vocais, violões e guitarras acústicas, além da bateria de Supla.

Repertório – No repertório, músicas inéditas de autoria da dupla, como a originalíssima ‘Samba around the clock’, a divertida ‘Stay tranquilo’ e a elegante ‘Remind You’, além de versões inspiradas de clássicos da Bossa Nova e do rock – os brothers vão de Dorival Caymmi a Ramones, passando por Beatles e Chico Buarque sem a menor cerimônia. O resultado ao final de cada apresentação dos Brothers é invariavelmente, uma platéia positivamente surpresa e uma sensação de que o tempo de show foi pouco para tanta curtição, tanto na platéia quanto em cima do palco.

O primeiro disco da dupla, ‘Punkanova’, lançado em 2009, foi produzido por Mário Caldato Jr., o mesmo produtor de discos de Beastie Boys, Jack Johnson e Marcelo D2. Agora, exatamente um ano depois, Supla e João iniciam a pré-produção do segundo disco, com previsão de lançamento em 2011.

Festival de Rock da Paraíba – As bandas ‘Baião d’Doido’, ‘Arlequim Rock’n Roll Band’, ‘Pegado e a Peleja’, todas da cidade de Cajazeiras e Vismundo, da cidade de Sousa, localizadas no Alto Sertão da Paraíba, são as atrações do Festival de Rock da Paraíba, que compõe esta edição dos ‘Som das 6’. As bandas Baião d’Doido e Pegado e a Peleja já fazem parte da cena musical do Sertão paraibano, sendo frequentemente requisitadas nos eventos do gênero na região.

Já a banda Arlequim Rock’n’Roll Band nasceu em fevereiro de 2006 na cidade de Cajazeiras. O nome faz alusão ao “Arlechino”, personagem da Commedia dell’Arte, palhaço detentor de um perfil irônico, coincidindo com a prática da banda e de seus componentes. Seu estilo multifacetado exprime um pouco a intenção da banda em promover um som diversificado no que tange a música em geral, claro, mantendo a linha base que é o Rock’n’Roll. A banda Vismundo completa a programação do Festival de Rock da Paraíba.