Tambaú tem Suprefeitura com base do Samu e um posto fiscal

Por - em 27

Os moradores dos bairros da orla marítima de João Pessoa já podem contar com os serviços descentralizados oferecidos pela Subprefeitura de Tambaú, inaugurada pelo prefeito Ricardo Coutinho (PSB) na manhã desta segunda-feira (14). O local, além de representações de vários órgãos municipais, funcionará como base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), diminuindo o tempo-resposta do atendimento médico oferecido à população, naquela região.

O prefeito Ricardo Coutinho destacou que o órgão vai funcionar como um laboratório e que a implantação de outros núcleos na cidade dependerá dos resultados obtidos pela Subprefeitura de Tambaú. “Estamos levando a Prefeitura para mais perto do cidadão, descentralizando a administração em busca de uma melhor qualidade do serviço público, que deve ser ágil e impessoal”, explicou.

Qualidade – Ricardo lembrou, ainda, que para funcionar bem a cidade precisa da contribuição dos cidadãos. “As pessoas precisam estar conscientes de seus deveres. Não adianta querer que a cidade esteja limpa e jogar seu lixo na rua, porque nunca iremos ter um agente de limpeza em cada esquina. O serviço público pode e deve ser de boa qualidade e a população tem um papel fundamental nisso”, disse.

A coordenadora da Subprefeitura, Alba Lígia Brindeiro Araújo, observou o papel social e democrático do órgão e disse que a escolha do local para sediar a primeira subprefeitura da cidade foi acertada para servir de experiência, porque a área congrega problemas de vários tipos e que são comuns ao resto da cidade.

Posto fiscal e Samu
– A Subprefeitura terá um posto de atendimento fiscal, onde as pessoas poderão, por exemplo, tirar segunda via de impostos e requerer outros serviços fiscais, sem precisar se deslocar ao Centro Administrativo (Água Fria) ou ao Paço Municipal (Centro). Já o Samu estará com duas ambulâncias (uma de suporte avançado e outra de suporte básico) no local.

“Já funcionávamos de forma descentralizada, mas não tínhamos uma base e, por isso, precisávamos nos deslocar sempre à sede no Centro Administrativo para o repouso da equipe e reposição de materiais. Com a instalação desta base na subprefeitura, diminuiremos despesas e reduziremos o tempo-resposta do atendimento”, explicou Roberta Abath, coordenadora do Samu na Capital.

Mais serviços – Na Subprefeitura de Tambaú, a população poderá requerer serviços diversos, como limpeza urbana, fiscalização de terrenos, poda e coleta de árvores, limpeza e manutenção dos mercados de Tambaú e Miramar, instalação de proteção de árvores, serviços de recuperação de pavimentação, limpeza de galerias, rebaixamento de calçadas para acesso a estacionamento, reposição de lâmpadas em ruas e praças públicas, fiscalização de poluição sonora. Os bairros atendidos pelo órgão são Tambaú, Cabo Branco, São José, Manaíra, Bessa, Penha, Altiplano, Miramar, Tambauzinho, Expedicionários, Pedro Gondim, Brisa Mar/Jardim Luna.