Teatro de Bonecos levam orientações sobre segurança no trânsito

Por - em 25

Para marcar o início do ano letivo nas escolas da rede municipal, a Superintendência de Transporte e Trânsito (STTrans) realizará durante toda semana (de 11 a 15 de fevereiro) ações voltadas para segurança no trânsito e no transporte. Com o slogan “Na volta às aulas, vamos aprender a transitar com segurança”, a equipe de educação para o trânsito vai ensinar de forma lúdica e criativa algumas regras de convivência aos alunos, pais e professores.

Além de palestra com dicas sobre segurança, está programada a realização de um teatro de bonecos para chamar a atenção da criançada. O grupo que manuseia os fantoches é formado pelos educadores e conta com a participação de agentes de trânsito e fiscais de transporte, que ajudaram na elaboração dos textos e até na montagem da estrutura do palco para as apresentações.

De acordo com a gerente de educação para o trânsito, Erenilda Queiroz, o teatro de bonecos será um elemento a mais no processo de educação, principalmente das crianças.“Esse novo recurso do setor de educação para o trânsito será utilizado em palestras nas escolas, instituições e empresa”, informou.

Personagem – Os bonecos Linda, Verde, Clara e o guarda de trânsito – que formam os personagem do teatro- participarão do Dia da Acolhida, promovido pelo Poder Municipal, por meio da Secretaria de Educação, com esquetes que dão dicas aos alunos de como transitar com segurança ao se deslocarem de casa para a escola. A ênfase maior será nos cuidados com o embarque e desembarque de ônibus, na travessia da faixa de pedestre e na obediência aos sinais de trânsito. A idéia é fazer com que os fantoches interajam com as crianças fazendo algumas perguntas sobre de trânsito e transporte.

O superintendente da STTrans, Deusdete Queiroga, está empolgado com esse novo recurso de educação para o trânsito. Ele disse que a apresentação do teatro de bonecos nas escolas irá proporcionar uma maior assimilação das regras de trânsito por parte da garotada. É mais fácil ensinar a uma criança que a um adulto”, afirmou.

Esse tipo de recurso com cunho lúdico-educativo, segundo o titular da pasta, tem um efeito enorme nas crianças. “Como eles serão os futuros motoristas, já vão chegar às ruas com algumas noções de seus deveres no trânsito”, ressaltou. Ele acrescentou ainda que esse trabalho também pode levar a meninada a influenciar os pais a mudarem de comportamento no trânsito. Desde 2006, a STTrans colocou nas ruas os bonecos gigantes Verde, Linda e Clara. Eles participaram de todas as ações que foram feitas nas faixas de pedestres e dos eventos oficiais, chamando a atenção de adultos e crianças. Os nomes dos bonecos gigantes fazem alusão aos três orgulhos de capital paraibana: a mata, as belezas naturais e o sol.

Nesta segunda-feira, os educadores vão iniciar a ação pela Escola Municipal Davi Trindade (Mangabeira). Nos dias subseqüentes a equipe vai realizar vistas às seguintes escolas: Bartolomeu Gusmão (Cristo), João XIII (Alto do Mateus), Carlos Neves Franca (José Américo), João Coutinho (Baixo Róger), Ângelo Francisco Notare (Treze de Maio) Cônego Matias Freire (Torre), Duque de Caxias (Costa e Silva), Francisco Edward (Jaguaribe). A intenção é percorrer todas as escolas municipais, estaduais e particulares com o teatro de bonecos.