Técnicos da PMJP visitam comunidade carente no bairro de Cruz das Armas

Por - em 27

Uma equipe de técnicos da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) esteve na manhã desta quarta-feira (26) na comunidade Lagoa Antonio Lins, no bairro de Cruz das Armas. A visita atendeu a uma solicitação dos moradores do local e dos delegados do Orçamento Democrático (OD), que integram a 8ª Região Orçamentária da Capital. O objetivo da visita foi fazer uma avaliação em conjunto, pelas várias secretarias da Prefeitura, da situação das mais de 40 famílias que atualmente ocupam a área. Muitas das famílias vivem no local há 30 anos em situação precárias, devido à ocupação irregular das margens da Lagoa Antonio Lins.

Os técnicos da Prefeitura conversaram com a população e deram orientações sobre o correto acondicionamento do lixo e sobre reciclagem. Foi constatado que um problema no local é a proliferação de doenças infecciosas e o entupimento de galerias causados pela destinação inadequada do lixo.

A delegada do Orçamento Democrático, Jandaí Antônia Macário, foi uma das moradoras que acompanhou a equipe da PMJP durante a visita. Ela explicou que a comunidade quer o desenvolvimento de um projeto de revitalização da Lagoa e áreas próximas. “Já temos uma proposta para este projeto e vamos solicitar a presença de um engenheiro para ver o que vai poder ser feito”, disse a delegada do OD.

Como resultado da visita os representantes das secretarias (Meio Ambiente, Saúde e Emlur) comprometeram-se a elaborar um relatório de avaliação da situação e com as ações que podem ser realizadas a curto e a médio prazo para resolver os problemas mais urgentes da comunidade. Os moradores por sua vez, ficaram de formar, a partir desta quarta-feira, um Núcleo de Educação Ambiental na comunidade com o objetivo de buscar projetos para a região, ajudar a promover a educação ambiental entre a população e acompanhar o andamento destas soluções propostas pelo poder público.