Técnicos da Semam farão poda nas árvores localizadas às margens da BR-230

Por Jô Vital - em 300

Neste domingo (17), os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) farão uma grande ação de poda nas árvores que ficam próximas ao bairro Jardim Luna, na BR-230, sentido João Pessoa-Cabedelo.

No local, os técnicos da Divisão de Arborização e Reflorestamento (Divar) da Semam avaliaram 19 árvores da espécie castanhola, que terão os galhos podados. No momento da poda os técnicos avaliam as condições fitossanitárias das plantas – observando se têm cupim ou fungos e fazendo o tratamento.

A Poda Programada é uma ação da Semam que segue as normas da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), com base na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A poda é feita com cuidado, respeitando a copa das árvores, retirando galhos secos que possam cair sobre as pessoas ou sobre os carros. Para o chefe da Divar, engenheiro agrônomo Anderson Fontes, “a poda também dá força para a planta, revigorando a árvore, que rebrota com mais saúde. É uma das formas utilizadas pela Semam para preservar o patrimônio ambiental da cidade”, destacou.

O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, destacou que a Poda Programada, junto com o plantio de árvores nativas, são ações constantes. “Mesmo nesse período de restrições, por causa da pandemia do novo coronavírus, nossos técnicos estão em campo, seguindo todas as normas de segurança da Organização Mundial de Saúde (OMS). Quando tudo isso passar a população de João Pessoa poderá voltar a desfrutar da cidade, que estará com suas áreas verdes devidamente cuidadas”, concluiu.

A Poda Programada na área da BR-230 deverá contar com apoio de técnicos da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Autarquia Especial de Limpeza Urbana (Emlur) e Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), com previsão para começar às 8h, seguindo até as 16h.