Técnicos de enfermagem recebem capacitação para conduzir motolâncias

Por - em 40

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) promovem até a próxima sexta-feira (25) uma capacitação para técnicos de enfermagem na condução de motolâncias. O curso está sendo ministrado pelos instrutores do Samu 192 Metropolitano de João Pessoa. A capacitação começou na segunda feira (21) e se estenderá até a sexta feira (25), durante o horário comercial.

A capacitação tem como objetivo mostrar uma condição real de pilotagem defensiva e operacional com as motolâncias. Segundo Cláudio Teixeira, diretor Geral do Samu a capacitação é essencial para uma boa adequação do serviço. “O aluno desenvolve e aperfeiçoa suas habilidades tanto no atendimento básico como em situações especiais”, diz Cláudio Teixeira. Para um melhor aproveitamento do conteúdo apresentado serão ministradas aulas teóricas e práticas expositivas ao longo dos cinco dias de capacitação.

Cada motolância vem equipada com material para prestar os primeiros socorros enquanto a unidade móvel do sistema de atendimento às urgências não chega para remover adequadamente a vítima. Os veículos são conduzidos por técnicos em enfermagem, treinados para prestar atendimento com desfibriladores e material para suporte básico de vida. O objetivo é dar um atendimento mais ágil e atender vítimas onde o tempo do atendimento é principal fator para evitar sequelas.