Tecnologia e educação: projeto Robótica na Escola é apresentado no Bancários

Por - em 27

O projeto Robótica na Escola foi apresentado na manhã desta sexta-feira (24), durante atividades comemorativas da ‘Semana do Folclore’ promovida pela Escola Municipal Aruanda, localizada no Bairro dos Bancários. Alunos e professores estão começando a colocar em prática o uso dos robôs eletrônicos como ferramentas pedagógicas em sala de aula e o resultado é comprovado pelo entusiasmo e participação da comunidade escolar.

A diretora da Escola Aruanda, professora Abigail de Meneses Sá Braga, revelou que o projeto vem sendo desenvolvido com muita expectativa e acredita que poderá ser de fundamental importância para o interesse no ensino e na aprendizagem. “Não tem quem não fique mais atento aos conteúdos didáticos com este instrumento sedutor. Aliar a tecnologia e a educação é o caminho para essa nova geração”, afirmou.

Na apresentação desta sexta-feira, os alunos mostraram diversas atividades relacionadas ao folclore e a cultura popular: brincadeiras, provérbios, cantigas de roda, lendas, jograis, travas, advinhas, entre outras. Para fechar o evento, dois robôs participaram da festa, caminhando através de uma cenografia montada pelos próprios alunos e professores.

Aprender brincando – O encanto e admiração estavam nos olhos dos meninos e meninas presentes. Elenice Santos, 11 anos, aluna do 4ª ano, ressaltou que não via “a hora de poder montar os robôs, a gente fica muito animado e acho que vamos ficar mais inteligentes”. Já seu colega, Pedro Henrique Souza, de 10 anos, aluno do 3º ano, sentenciou que “aprender brincando é muito melhor”.

De acordo com a Diretoria de Tecnologia e Comunicação (DTIC) da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), o projeto está sendo desenvolvido inicialmente em nove escolas: a própria Aruanda, mais a Luiz Mendes, Duque de Caxias, Santos Dumont, Frei Albino, João XXIII, Fenelon Câmara, Oscar de Castro e Anayde Beiriz. Os professores estão participando de uma formação do kit didático para depois aplicar diretamente em sala de aula.

“Muitos professores já estão aptos a apresentar a robótica em diversas atividades na escola. Enquanto se preparam, os alunos já entram em contato com esta realidade, trabalhando com desenhos, filmes e modelagem que tratem deste tema”, explica Francisca Lira, assessora técnica e pedagógica da Projeto Educacional Tecnológico (Pete), empresa onde foram adquiridos os kits de robótica pela Sedec.