Tecnólogos se reúnem nesta sexta, na Estação Cabo Branco

Por - em 35

Estudantes, professores, administradores, tecnólogos e gestores de vários lugares do Nordeste estarão reunidos neste final de semana na Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes no 1º Simpósio Nordestino dos Estudantes de Cursos Tecnológicos e de Gestão (Sineteg). Eles vão discutir sobre a profissão de tecnólogo, o mercado de trabalho, reconhecimento do diploma e seus direitos e deveres. O evento, que este ano tem como tema ‘Tecnólogo, o profissional do século”, acontecerá nesta sexta-feira (11) e sábado (12), no auditório da Estação Cabo Branco, localizada na avenida João Cirillo Silva, no Altiplano Cabo Branco.

O evento tem limite de vagas. As inscrições estão sendo realizadas pela internet, através do endereço eletrônico www.sineteg.com.br até às 11h da sexta-feira. A taxa de inscrição custa R$ 80,00 (professores e profissionais) e R$ 40,00 (estudantes). Idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais terão desconto de 50% na inscrição e estudantes da rede municipal de ensino, que sejam tecnólogos, não pagam a inscrição.

A abertura oficial do simpósio será na sexta-feira (11), a partir das 19h, no auditório da Estação Cabo Branco, com uma mesa redonda e a presença do Secretário Geral do Ministério da Educação (MEC), Eliezer Pacheco, além dos professores Marcos Melo, Paulo de Tarso, Cojersu Paiva (presidente do Crea) e professora Uyguaciara Veloso Castelo Branco.

No sábado, o evento tem início às 9h com palestra do professor e Pró-Reitor do IFPB (antigo Cefet), Paulo de Tarso Henriques, responsável pela elaboração dos cursos tecnológicos do MEC. Ele falará sobre os rumos dos cursos de Tecnologia e Gestão, juntamente com coordenadores das Faculdades privadas de João Pessoa.

Em seguida a professora, Uyguaciara Veloso Castelo Branco, coordenadora de Expansão e Desenvolvimento Acadêmico do Reuni, ministrará palestra sobre os projetos de expansão no ensino superior e tecnológico da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Logo após, a professora Ana Paula Barros Mendonça, coordenadora da INPER e FPPD, falará dos cursos de Gestão e Oportunidades de Trabalho. Já o professor doutor Joabson Nogueira, diretor geral do Campus da IFPB (antigo CEFET), ministrará palestra sobre as oportunidades para os tecnólogos no mercado de trabalho.

Na sequência, o professor, engenheiro e superintendente do Conselho Regional de Arquitetura e Engenharia (Crea/PB), Cojersu Paiva, traçará um panorama sobre a realidade do mercado de trabalho e a exigência do registro profissional. Após breve intervalo, o presidente do Conselho Regional de Administração, Marco Melo, ministrará palestra sobre as políticas do Conselho Federal de Administração para os gestores e o registro da profissão. Logo após, o representante da Federação Nacional dos Estudantes de Administração (FENEAD), Augusto Falcão, falará sobre a realidade regional.

“O Sineteg propõe o aprendizado, desenvolvimento e troca de experiências em todas as esferas por seus participantes, o que contribui para uma formação profissional de qualidade despertando o senso crítico, assegurando seus objetivos e criando um melhor ambiente para negócios em um futuro sustentável, através de um evento que venha a confirmar a força e atuação do Movimento Estudantil na Paraíba e Nordeste para o crescimento de todos”, explicou o coordenador geral do Sineteg, Eligio Azevedo.

O 1º Sineteg foi idealizado com o objetivo de apresentar aos estudantes de cursos de gestão, tecnologia e tecnólogos graduados as expectativas de mercado para esses profissionais que vem buscando seu espaço no mercado de trabalho que exige cada vez mais a cada dia.

Em dois dias, professores, estudantes e profissionais discutem e analisam as possibilidades de crescimento e abertura de novos mercados para o estudante de tecnologia e quebram os paradigmas e mitos que ainda envolvem os graduados de cursos tecnológicos, que em muitos casos são discriminados por terem uma grade curricular mais enxuta e focada para uma realidade mercadológica atual e na metade do tempo que os bacharéis e cursos tradicionais.
 
SERVIÇO:

1º SIMPÓSIO NORDESTINO DOS ESTUDANTES DE CURSOS TECNOLÓGICOS E DE GESTÃO – SINETEG
TEMA: TECNOLÓGO, O PROFISSIONAL DO SÉCULO XXI
Sexta-feira (11) e sábado (12)
Início: 9h00
Local: Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes
Informações: 8828.2983
www.sineteg.com.br