Tem ‘Folia de Rua’ em Jaguaribe, 13 de Maio e Manaíra, nesta quinta

Por - em 92

Os foliões ainda têm muito fôlego para dançar frevo nesta quinta-feira (31), com mais três blocos de arrasto do projeto ‘Folia de Rua’, em diferentes bairros de João Pessoa. O ‘Cordão do Frevo Rasgado’ fará concentração na praça do Mag Shopping (Manaíra), com o compromisso de resgatar a cultura do carnaval em forma de músicas, passistas, bichos, ala ursas, papangus. O bloco ‘Canto do Tetéu’, comemorando 16 anos de fundação, inicia a concentrarão na rua Floriano Peixoto, em frente à ‘Lanchonete Luciana’ (Jaguaribe). Já o ‘Galo 13 de Maio’ dá início à folia a partir das 18h, na praça Assis Chateaubriand, no Bairro 13 de Maio. Este ano, o bloco faz uma homenagem à paz mundial.

‘Cordão do Frevo Rasgado’
– O bloco foi fundado em 1996 pelo cantor e compositor Lis Albuquerque. A idéia surgiu a partir da música do mesmo nome que foi ganhadora de um festival realizado pela Fundação Espaço Cultural (Funesc). No começo, o bloco saía nas ruas estreitas da praia de Camboinha no período de veraneio, quando a família e os amigos do cantor se reuniam para festejar o sol e o reinado de ‘Momo’. Porém, com a necessidade de preencher espaços dentro da cidade de João Pessoa, o bloco ficou itinerante por três anos, saindo no Pavilhão do Chá (praça Venâncio Neiva), depois na praça Dom Adauto (do Bispo) e finalmente na praça do Mag Shopping, em Manaíra.

Hoje, já consolidado pelo público, o ‘Cordão do Frevo Rasgado’ vê o número de foliões aumentar a cada ano e a agremiação virou uma referência no bairro de Manaíra, atraindo também a atenção de pessoas de outros bairros. A estimativa de público para o desfile desta quinta-feira é de 1.000 pessoas.

‘Canto do Tetéu’ – A expectativa para este ano é que o bloco ‘Canto do Tetéu’ arraste, aproximadamente, 4 mil foliões, que seguirão a banda ‘Oxente’ ao som de muito frevo e músicas regionais. Em 2008, a agremiação comemora 16 anos de fundação e homenageia o forró pé-de-serra. A saída, com banda e trio elétrico, está prevista para às 21h, em um percurso que passará por algumas avenidas do bairro de Jaguaribe, como a Vasco da Gama, depois retornando ao local da concentração.

O ‘Canto do Tetéu’ surgiu em 1992, numa iniciativa do cantor Walter Luís, presidente do bloco, e um grupo de amigos que resolveram brincar o Carnaval. Durante os oito primeiros anos, o bloco saia numa terça-feira na praia e nos outros oito anos passou a sair todas as quintas-feiras (entre o Muriçocas do Miramar e o Cafuçu), pelas ruas de Jaguaribe.

‘Galo 13 de Maio’ – De acordo com o presidente Sérgio Lucena, o ‘Galo 13 de Maio’ comemora o seu 19º aniversário de fundação e pretende levar cerca de 4 mil foliões para as ruas do bairro 13 de Maio. Já na concentração, duas orquestras farão a alegria das pessoas, tocando frevos de sucesso, marchinhas de Carnaval e músicas atuais. A saída está prevista para as 21h, com a ‘Orquestra do Galo’ – em cima do trio elétrico – e ‘Orquestra Tropical do Frevo’, que vai no chão arrastando os foliões. Esse bloco realiza vários projetos sociais com a comunidade, na sede da Associação Recreativa Cultural 13 de Maio. Sérgio Lucena revelou que no próximo ano (2009), o ‘Galo 13 de Maio’ se transformará numa Organização não Governamental (ONG), para atender com mais eficiência a grupos de idosos, gestantes etc.