Tem quatro mostras de artes abertas ao público, na Estação Cabo Branco

Por - em 22

O público que visita a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, localizada no Altiplano Cabo Branco, em João Pessoa, tem a opção de conhecer quatro importantes exposições nas áreas do esporte, biodiversidade, literatura e arte paraibana.

As mostras têm entrada gratuita e podem ser vistas por todas as idades, contando com a colaboração de monitoras para acompanhamento e repasse de informações. A visitação acontece de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e nos finais de semana e feriados, das 10h às 18h.

Olimpíadas – No hall da Torre, até este domingo (16), tem ‘Olimpíadas de Pequim’, uma mostra fotográfica do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). São 32 imagens de atletas brasileiros em ação, da concentração e da busca pela superação dos próprios limites nas competições. O objetivo do COB é mostrar como a participação do Brasil nos Jogos Olímpicos Pequim 2008 foi significativa, com toda equipe apresentando um alto nível técnico e evidenciando a evolução do esporte brasileiro.

Biodiversidade – Já no primeiro pavimento da Torre, o visitante tem à disposição a mostra ‘A Ciência Aplicada à Conservação da Biodiversidade na Paraíba’, uma ação do Instituto Chico Mendes, que ficará aberta até fevereiro de 2009. Ela é apresentada em fotografias, painéis, plotagens, vídeos enfocando aves silvestres, mamíferos aquáticos e os primatas brasileiros, além dos recursos naturais, os biomas, as espécies ameaçadas que habitam reservas e áreas de proteção ambiental do Estado da Paraíba.

Há também fragmentos ósseos de cachalote e esqueleto de peixe boi. Noutra parte da exposição, foi instalado um ambiente audiovisual para exibição de vídeos e computadores onde o visitante pode acessar sites ambientais do Instituto Chico Mendes para a Biodiversidade (ICMBio), destinados aos alunos de escolas municipais, estaduais e privadas, assim como o público em geral, que farão visitas com apoio de monitores.

Fotografia – Aberta ao público até o próximo dia 26 deste mês, no 2º pavimento da Torre o visitante encontra a mostra de fotografias e desenhos em comemoração ao Ano Cultural José Lins do Rego ‘Pilar, cidade de Zé Lins em foco por meio do olhar dos educadores do Sistema Municipal de Ensino de João Pessoa em seu universo plástico, paisagístico e cultural’. Consta de 40 imagens registradas da paisagem e do cotidiano da cidade de Pilar (PB), carregada de memórias, lembranças, histórias que o tempo não consegue destruir.

Podem ser vistos ainda os desenhos de alunos da 4ª a 8ª série do Ensino Fundamental das escolas municipais da Capital, que participaram do ‘Prêmio Ilustração’, sobre uma passagem do livro ‘Menino de Engenho’, além dos painéis com os quatro melhores trabalhos dos estudantes premiados.

Arte paraibana
– Na loja de souvenires, ao lado anfiteatro, está a ‘Arte Paraibana em Pequenos Formatos’. São pinturas, desenhos, gravuras, fotografias, cerâmicas, esculturas e objetos diversos (em tamanho máximo de 30 centímetros) de mais de 50 artistas paraibanos. A mostra fica aberta ao público até o final de janeiro e todas as obras estão à venda por preços bastante acessíveis. As visitas monitoradas de estudantes e professores de escolas municipais, estaduais e privadas, grupos de melhor idade e do terceiro setor à Estação Cabo Branco são antecedidas de agendamento. Mais informações pelo telefone 3214-8303.