Tem vacinação contra rubéola no Busto de Tamandaré, no sábado

Por - em 28

A família pessoense que for passear pelo Busto de Tamandaré no final da tarde deste sábado (16) terá a possibilidade de se vacinar contra a rubéola. É que uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa estará com um stand especialmente montado para disponibilizar as doses para a população, no horário das 17h às 21h. Dessa forma, além de desfrutar das belezas da orla pessoense, a população poderá também se imunizar e ajudar a erradicar essa doença da cidade e do País.

A campanha de vacinação contra a rubéola faz parte das atividades programadas pelo Ministério da Saúde (MS). Até a quarta-feira (13), a SMS conseguiu vacinar 75.085 pessoas, uma cobertura de 30,32% da população de 247.603 homens e mulheres na faixa etária de 20 a 39 anos. O município já conseguiu ultrapassar a meta de 30% de imunização estabelecida pelo MS na primeira semana.

A diretora de Vigilância em Saúde, Júlia Vaz, entende que a meta cumprida nesta primeira semana reflete a sensibilização da população frente à campanha nacional que está sendo feita. Para ela, é um sinal de que as pessoas estão conscientes da necessidade da vacina e com isso a cada semana se terá um percentual a ser atingido e o público vai aderir.

Do total de pessoas imunizadas, 47.776 (36,60%) são mulheres e 27.309 (23,33% são homens. De acordo com a chefe do setor de Imunização do município, Josânia Firmo, neste sábado o município deverá atingir a meta de vacinar 247 mil pessoas na faixa etária de 20 a 39 anos.

Ela avalia ser importante que as pessoas se vacinem, pois assim será possível interromper a transmissão endêmica da rubéola, além de eliminar a doença e a Síndrome da Rubéola Congênita até 2010 no Brasil. A meta do município é imunizar 247.603 pessoas.