Tenda Verde é destaque na ‘Semana do Meio Ambiente’

Por - em 35

Quem passar pelo Parque Sólon de Lucena nesta quinta-feira (2) pode aprender um pouco mais como são produzidas as mudas de árvores nativas. A Tenda Verde, montada pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa, é uma iniciativa para divulgar ações ecológicas em comemoração a ‘Semana do Meio Ambiente’.

Equipes do viveiro Municipal de plantas nativas irão fazer demonstrações para a população no estande montado próximo ao Monumento da Pedra do Reino durante todo o dia de hoje e a manhã desta sexta-feira (3). Já no sábado (4), a Tenda Verde ficará aberta à visitação no Busto de Tamandaré, durante todo o dia.

Processo – Na demonstração, o público vai entender como nasce uma árvore. Para isso, um mini-viveiro didático irá retratar todo o processo, que vai desde a coleta de sementes, o beneficiamento (quando a semente é lavada e tratada), armazenamento da semente, semeadura (quando a semente é colocada na terra) até a repicagem (momento em que a muda fica com aproximadamente 10 centímetros e é feito o transplantio para um saco maior).

No mini-viveiro didático também será demonstrado a montagem do biofertilizante, que serve de material nutritivo e combate pragas e doenças que podem atingir a planta. As mudas de árvores nativas, produzidas no viveiro Municipal, são destinadas às áreas degradadas, para recuperação de mata ciliar e também para arborização urbana.