Termina nesta 6ª prazo de inscrição para curso de capacitação

Por - em 27

Termina nesta sexta-feira (10), o prazo de inscrições para o programa de capacitação profissional para área hoteleira. Desde do início de junho, cerca de 400 jovens, entre 16 e 26 anos, passaram pelo processo de seleção. Um total de 139 foram selecionados. Serão abertas 150 vagas para os cursos de garçon, garçonete, camareira e auxiliar de atendimento. As inscrições acontecem no auditório do Paço Municipal, das 8h as 12h.

As aulas terão inicio em agosto, na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), situado no Centro da Capital, com duração de aproximadamente quatro meses. A administradora do projeto em João Pessoa, Natália Carneiro, explicou que as inscrições também aconteceram nos municípios de Bayeux, Cabedelo, Santa Rita e Conde. “Englobamos a Grande João Pessoa, buscando interessados em se inserir no mercado de trabalho. Ficamos felizes com o grande número de inscrições “, comemorou Natália.

Documentos – A exigência para a inscrição é que o interessado tenha entre 16 e 26 anos, possua o ensino fundamental completo ou esteja iniciando o ensino médio e que a renda familiar seja de um salário mínimo. “Não existe restrição quanto as famílias que estejam já inseridas em programas sociais do Governo Federal”, lembrou Natália.

A psicologa e técnica da seleção da capacitação profissional, Ana Patricia de Sousa Marais, disse que a idéia do programa do Ministério do Turismo, não é abrir vagas no mercado de hotelaria, mas atender uma demanda carente de profissionais qualificados para suprir a necessidade do mercado. “Existem as oportunidades, mas não tem força de trabalho qualificada para suprir essa necessidade”, afirmou Ana.

O curso é dividido em três etapas, com a parte teórica, técnica e de estágio supervisionado. “Na última fase, o aluno já poderá atuar como estagiário em uma das redes de hotéis que serão conveniados ao projeto. Essa será a primeira oportunidade”, acrescentou Ana Patrícia.