Termina nesta sexta, Semana dos Alimentos Orgânicos

Por - em 41

Distribuição de brindes, degustação de produtos e apresentações musicais marcam, nesta sexta-feira (29), o encerramento da 5ª Semana dos Alimentos Orgânicos na capital paraibana. A comemoração será durante a feira semanal da Prohort (Associação dos Produtores Orgânicos de João Pessoa), no bairro dos Bancários.

Vinte pequenos agricultores vão participar do evento, expondo e comercializando hortaliças, legumes e verduras produzidos sob técnicas ecologicamente corretas e sem o uso de agrotóxicos. Os estandes começarão a atender os consumidores a partir das 6h e só devem encerrar as atividades às 9h.

Estão previstos distribuição de brindes e apresentação da banda Cinco de Agosto. Os visitantes poderão, também, degustar pratos preparados durante o curso de manipulação de alimentos orgânicos, realizado nas últimas terça e quarta-feira também dentro dos eventos da 5ª Semana dos Orgânicos. De acordo com o coordenador do Cinturão Verde, Roberto Vital, estarão em exposição doces, bolos, canjicas e tapioca produzidos pelos próprios agricultores.

A Semana dos Alimentos Orgânicos é uma iniciativa do Ministério da Agricultura, que conta com o apoio, na capital, do Cinturão Verde, linha de crédito especial do programa Empreender-JP. O objetivo é divulgar o consumo dos produtos cultivados de maneira ecologicamente correta, sem agrotóxicos e outros produtos químicos. “Procedimentos como não usar fogo na produção, não usar agrotóxico, não contaminar o produto nem o meio ambiente beneficiam tanto o agricultor quanto o consumidor e a natureza”, explica o coordenador do programa Cinturão Verde, Roberto Vital.
 
Cinturão Verde – Desde 2005, quando foi criado, o Cinturão Verde já liberou R$ 1,2 milhão através de 315 operações de crédito contratadas com recursos do Pronaf (Programa Nacional de Apoio à Agricultura Familiar) e do Fundo Municipal de Incentivo aos Pequenos Negócios. Além dos financiamentos, o programa também desenvolve eventos de capacitação, assistência técnica agronômica, zootécnica e gestacional.