Terminam nesta sexta-feira as matrículas da rede municipal

Por - em 19

As matrículas da rede municipal de ensino de João Pessoa se encerra nesta sexta-feira (21). Os pais dos novos alunos precisam levar para as escolas o histórico escolar, xerox da Certidão de Nascimento e duas fotos 3×4. Estão sendo realizadas também as matrículas para os alunos novatos interessados em ingressar na Educação Especial. A renovação das matrículas dos antigos alunos nas escolas municipais foi encerrada no dia 26 de dezembro. As escolas ficarão abertas ao longo de todo o dia.

O ano letivo 2011 para os alunos do Ensino Fundamental I e II começa no dia 3 de fevereiro. Para os alunos dos Centros de Referência Infantil (Creis), as aulas foram iniciadas na última segunda-feira (17).

Segundo a diretora do Departamento de Administração e Finanças (Depaf) da Secretaria de Educação e Cultura do Município (Sedec), Betânia de Fátima Vital, a expectativa é que 75 mil alunos já tenham sido matriculados. “Mas devemos ter mais 10 a 11 mil alunos, isso nos programas e projetos de educação da prefeitura, como Projovem, Brasil Alfabetizado, Sim Eu Posso e escolas municipais”, ressaltou.

Betânia informou ainda que cinco escolas municipais já esgotaram as vagas logo na primeira semana de matrículas: Bartolomeu de Gusmão, no Cristo; Violeta Formiga, em Mandacaru; José Novais, no Bairro dos Novais; Ruy Carneiro, em Mandacaru; e Índio Piragibe, em Mangabeira.

Contudo, ela afirmou que existem outras duas ou três escolas nesses bairros que podem disponibilizar vagas para os alunos que não conseguiram se matricular nessas unidades educacionais. E nas escolas em que todas as vagas não forem preenchidas, a matrícula terá continuidade até o início das aulas letivas.

A Secretaria de Educação orienta os pais que não dispuserem de todos os documentos necessários para matrículas de seus filhos que eles podem apresentar a documentação em um prazo de 45 dias. Os estudantes portadores de necessidades especiais podem se matricular em todas as escolas municipais que estão aptas a receber esses alunos. Pais ou familiares devem procurar as escolas mais próximas de suas residências e solicitar as vagas.