Tom Zé e Jarbas Mariz estão no ‘Som das 6’ desta sexta

Por - em 20

Os músicos e compositores Tom Zé e Jarbas Mariz são as atrações do ‘Som as 6’ desta sexta-feira (8). O show dos dois artistas começa a partir das 18h, no Ponto de Cem Réis, Centro Histórico da Capital. O evento, realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), é gratuito e até o final do mês trará ainda nomes como a dupla Louro Santos e Vitor Santos, que gravará um DVD no local, além da banda pernambucana Mobonjó.

A capacidade de criar sons e de jogar com a língua portuguesa é uma das marcas do baiano Tom Zé, que propõe ainda uma música experimental. O artista começou tocando em programas de calouros de televisão nos anos 60. Depois, acabou entrando para a Escola de Música da Universidade Federal da Bahia.

Foi também na década de 60 que Tom Zé fez parceria com Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Maria Bethânia. O resultado foi o espetáculo “Nós, Por Exemplo nº 2”. O mesmo grupo também encenou “Arena Canta Bahia”, em São Paulo, gravando ainda o álbum que definiu o movimento tropicalista, denominado “Tropicália ou Panis et Circensis” (1968).

A carreira de Tom Zé já atrai plateias internacionais da Europa e Estados Unidos. Isso aconteceu especialmente após o lançamento do álbum “Com Defeito de Fabricação” (1998). O trabalho foi eleito um dos dez melhores do ano pelo jornal The New York Times.

Jarbas Mariz – Quem também sobe ao palco na noite desta sexta-feira é o cantor e compositor paraibano Jarbas Mariz. Além de seguir carreira solo, o artista também desenvolve um trabalho musical com a banda que acompanha Tom Zé.

O músico Jarbas Mariz iniciou a carreira em 1968. O primeiro disco solo, intitulado Transas do Futuro, foi lançado em 1977. Em 1990, o artista gravou com o pernambucano Lula Côrtes o disco instrumental Bom Shankar Bolenath. De lá para cá, foram vários trabalhos semelhantes realizados.

As músicas de Jarbas Mariz já foram gravadas por artistas como Eliane, Marinês, Gilberto Gil, Marco Mendes, Jereba (Grupo da Alemanha), Lula Côrtes, Fuba, M4J, Sabah Moraes, Paulo Vinícius, Eliane Camargo, Chico César, entre outros artistas. Ele também já dividiu o palco com importantes nomes, a exemplo de Zé Ramalho, João do Vale, Elba Ramalho, Alceu Valença, Pedro Osmar, Vânia Bastos, Vange Millet, Xangai, Lourival Tavares, Demônios da Garoa, Mestre Ambrósio, Orquestra Jovem Tom Jobim e Dominguinhos, Lenine, Chico César e Osvaldinho do Acordeon.

Confira o restante da programação deste mês:

08/10
Tom Zé e Jarbas Mariz

15/10
Gravação do DVD de Louro Santos e Vitor Santos
Abertura: Banda Osorno

22/10
Mombojó
Abertura com a Banda 5 de Agosto, que completa 46 anos de fundação e convida a Banda da Polícia Militar e a Banda do Exército