Tomam posse novos membros do Conselho da Criança e do Adolescente

Por - em 29

Tomam posse nesta quarta-feira (9), às 9h, os novos membros do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em solenidade no auditório do Paço Municipal, localizado na Praça Pedro Américo, s/n, no Centro de João Pessoa. O evento contará com as presenças do prefeito Ricardo Coutinho (PSB), mais o secretário de Desenvolvimento Social, Alexandre Urquiza; o juiz titular da 1º Vara da Infância e da Juventude, Fabiano Moura de Moura, e a promotora da Infância e da Juventude, Soraya Escorel.

Durante a solenidade, serão empossados dez conselheiros titulares e dez suplentes, sendo cinco titulares e cinco suplentes representantes da sociedade civil organizada, e cinco titulares e cinco suplentes ligados a instituições governamentais. O Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente é um órgão paritário, que tem como atribuição formular e deliberar sobre a política da criança e do adolescente em João Pessoa.

O secretário de Desenvolvimento Social (Sedes), Alexandre Urquiza, ressalta a importância do CMDCA como órgão formulador e fiscalizador da política da criança e do adolescente e aprovador dos projetos de Organizações Não-Governamentais (ONGs) e do poder público para utilização do Fundo Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (Fundec). “É o colegiado quem fiscaliza a atuação dos Conselhos Tutelares; enfim, que cuida da criança e adolescente no município”, observou.

As eleições ocorreram no dia 24 de março deste ano, quando entidades não-governamentais e movimentos populares de promoção, atendimento e defesa dos direitos das crianças e adolescentes escolheram seus representantes no CMDCA. Confira a relação dos conselheiros que tomam posse nesta quarta-feira.

Organizações Não-Governamentais

Titulares: Carmem Lúcia Amaral de Araújo, representando a Associação Beneficente São José; Maria das Graças de Melo Montenegro, pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE); Maria do Socorro Estrela, ligada ao Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac); Rivaldo João Regis, representando o Instituto Dom Ulrico; e Ana Patrícia de Souza Morais, pela Sociedade Civil de Bem Estar Familiar do Brasil (BENFAM).

Suplentes: Raffaela Canini, da Associação Papa João XXIII; Wilson Quirino da Silva, da Oficina da Cidadania; Iranilda Muniz de Souza Alves, representando a Associação Evangélica Sarah Kaelly; Lindineide Cassiano Soares, pela Associação Beneficente São José; e Rosália Maria Lins Araújo, representando a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Organizações Governamentais

Titulares: Leidaci Candeia de Araújo, representando a Sedes; Joubert Fonseca de Araújo, pelo Gabinete do Prefeito; Hedênia Teotônio de Farias Dantas, representando a Sedec; Vitória Regia de Oliveira Gonçalves, vinculada à 1ª Vara da Infância e da Juventude, mais um representante do Ministério Público.

Suplentes: Waleska Ramalho Ribeiro, representado a Sedes; Tony Márcio Leite Pegado, do Gabinete do Prefeito; Iremar Matias da Silva, da Sedec; Maria Betânia Sousa de Almeida, pela 1ª Vara da Infância e da Juventude, mais um representante do Ministério Público.