Tombamento do Centro Histórico é destaque em publicação nacional

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O tombamento do Centro Histórico de João Pessoa ganhou destaque de capa da edição deste mês da Revista do Brasil, com circulação nacional e mais de 2 milhões de leitores de Norte a Sul do país. Assinada pelo jornalista João Correio Filho, a matéria ressalta a riqueza do Centro Histórico, as potencialidades da cidade e as belezas naturais.

O destaque maior da reportagem é o título de Patrimônio Nacional que o Centro Histórico recebeu do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A divulgação faz parte da estratégia realizada pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) ao provocar mídia espontânea em vários veículos de comunicação do Brasil.

Impressões – Para escrever a reportagem, o jornalista foi em busca de detalhes históricos, entrevistou personagens, como os jovens que participam do trabalho de restauração do Centro Histórico, mas também dá as impressões sobre a cidade. “João Pessoa é pouco lembrada, se comparada com as badaladas Salvador, Recife e Fortaleza. É uma das menores capitais do Nordeste e tem ares de interior. Além do Centro aconchegante, é muito arborizada, tem 25 quilômetros de praias, a maioria de águas calmas e cristalinas, boa rede de hospedagem, várias opções de passeio e merece ser mais lembrada como destino turístico e cultural”, afirma.

A diretora de Divulgação e Marketing municipal, Ruth Avelino, ressaltou que essa mídia espontânea é bem apropriada por possibilitar a quem ler reportagens ou tenha acesso a roteiros turísticos conteúdo jornalístico sobre a Capital, inclusive com impressões sobre a cultural, as belezas naturais e a infra-estrutura da cidade. “Nós temos a consciência de que a mídia espontânea da forma que estamos fazendo se adequa muito mais do que veiculação de propagandas sobre a cidade. Isso porque nas reportagens veiculadas, a partir do convite que fazemos, são divulgadas fotos, informações técnicas, históricas e impressões pessoais da cidade com total liberdade do autor”, frisou.

Desde 2005, mais de 60 veículos de comunicação enviaram jornalistas à Capital após o envio do convite, entre eles ‘O Estado de São Paulo’, ‘Correio Braziliense’, ‘Estado de Minas’, ‘Jornal do Comércio’ de Recife (PE), ‘TV Rede Minas’, ‘Diário do Grande ABC’ da Grande São Paulo e as revistas ‘Viaje Mais’ e ‘Próxima Viagem’.

Parceria – Convidado pelo Governo Municipal a conhecer à Capital, o jornalista João Correio Filho ficou hospedado em João Pessoa durante quatro dias. A iniciativa é fruto de uma parceria da gestão municipal com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

À Prefeitura de João Pessoa cabe o custeio das passagens, deslocamento na cidade durante a hospedagem e a disponibilidade de um guia como acompanhante. A ABIH arca com as despesas da hospedagem e a Abrasel, por sua vez, custeia a alimentação dos jornalistas convidados a vir à Capital.