Tomógrafo do Ortotrauma vai realizar até mil exames por mês

Por - em 57

A população de João Pessoa agora dispõe do melhor aparelho de tomografia computadorizada destinado ao atendimento público na Capital. O tomógrafo começou a funcionar após ser entregue pelo prefeito Ricardo Coutinho na tarde desta quinta-feira (27). O equipamento possibilita a realização de até mil exames mensais atendendo a todas as especialidades médicas, para diagnosticar doenças de alta complexidade. A Prefeitura de João Pessoa investiu R$ 1.190.000,00 na compra do aparelho, que foi instalado no Centro de Diagnóstico por Imagem do Ortotrauma de Mangabeira.

A aquisição do equipamento vai representar uma economia mensal de R$ 130 mil, que eram pagos por exames realizados em clínicas particulares credenciadas junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). A partir desta sexta-feira, o hospital vai garantir também a utilização do aparelho para pacientes encaminhados através do Serviço de Regulação e das Unidades de Saúde da Família.

O prefeito Ricardo Coutinho recebeu informações sobre a utilização do aparelho e os benefícios que deve trazer à população de João Pessoa. Ricardo lembrou que a melhoria e a ampliação no atendimento de saúde geram credibilidade e ajudam a superar as insuficiências. “Nós avançamos consideravelmente no atendimento e a população está percebendo isto. Este equipamento instalado aqui no Ortotrauma traz autonomia e também significa uma economia para a nossa administração, com a possibilidade de realizar exames”, comentou.

Desde a sua inauguração, em julho de 2008, o Complexo Hospitalar de Mangabeira vem atendendo uma média de 12 mil pacientes por mês, muitos vítimas de fraturas, acidentes e emergência, que agora podem contar com o aparelho de tomografia, que pode ser utilizado para realização de exames em qualquer parte do corpo. Mais de 450 internações clínicas ou cirúrgicas são realizadas por mês no hospital.

O complexo hospitalar é formado por quatro blocos: o Centro de Ortotraumatologia, com três salas de cirurgias e serviços de ortopedia; o Hospital Humberto da Nóbrega, com internação e ambulatório; Pronto Atendimento Psiquiátrico e a Unidade Santa Maria.