Torneio de Xadrez da PMJP tem final na Estação Cabo Branco

Por - em 21

A final dos Jogos Escolares da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), na modalidade Xadrez, será realizada neste sábado (27), a partir das 9h30 na Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Artes. O evento terá início com um Congresso Técnico, onde serão explanados os critérios a serem utilizados na competição. Durante todo o dia serão disputadas as partidas com a participação dos alunos-competidores.

Os alunos participantes tem entre 8 e 15 anos de idade e compõem as categorias masculino e feminino, do Fundamental I e II. Foram classificados 36 estudantes das nove seletivas realizadas durante o ano. O torneio será dividido em quatro categorias cada uma delas com 9 participantes, que serão os campeões de cada pólo de ensino, respectivamente.

A grande novidade neste torneio é que todas as partidas serão disputadas concomitantemente com a utilização de relógios digitais, fato inédito nas competições realizadas no Estado da Paraíba. Os professores de xadrez do município participarão da arbitragem e da organização do evento. Os alunos vencedores receberão livros sobre o xadrez.

Xadrez Escolar – Atualmente o Programa é colocado em prática em 90 escolas da rede municipal de ensino. Desde sua criação, o programa já apresenta resultados positivos junto aos alunos, como o êxito em concursos públicos e em competições escolares e federativas. Segundo o coordenador do projeto, Francisco Cavalcanti, a experiência com o xadrez nas salas de aula tem oportunizado o crescimento intelectual dos alunos, bem como o exercício da ética, elemento importante para este esporte