Torneio de Xadrez reúne 150 alunos da rede municipal, neste sábado

Por - em 15

Concentração, raciocínio lógico e muita paciência. Esses elementos estarão presentes durante a realização do Torneio de Xadrez dos Jogos Escolares: Jogos da Primavera. A atividade será realizada neste sábado (18), a partir das 9h, na Escola Municipal Padre Pedro Serrão, localizada no bairro do Cristo Redentor.

Os competidores do Torneio de Xadrez serão divididos nas categorias feminino e masculino. Durante todo o dia os participantes estarão competindo entre si e só no final da tarde os campeões vão ser conhecidos. Os alunos que conquistarem os primeiros lugares receberão troféus e medalhas dos Jogos da Primavera.

Esta é a segunda edição do Torneio de Xadrez dentro da programação dos Jogos da Primavera. Na primeira edição participaram cerca de 50 alunos; já este ano, 150 alunos matriculados em 88 escolas da rede municipal de ensino disputam o certame. “Este ano, o número de alunos triplicou e sem dúvida isso é a prova maior do crescimento e valorização do Projeto Xadrez na Escola, dentro das unidades de ensino de João Pessoa”, comentou Lili Cavalcanti, supervisora pedagógica do projeto.

Buscando criar um ambiente saudável e tranqüilo, a coordenação do Torneio de Xadrez organizou uma atividade diferenciada. Durante os intervalos de cada partida, os alunos participarão de sessões de yoga, ministradas pelo professor Fernando Silveira. “Nós observamos que nos outros eventos os alunos ficavam muito tensos e cansados. Pensando nisso, criamos esse momento de descontração e relaxamento, que melhora o desempenho do aluno e deixa-o mais tranqüilo”, comentou Lili Cavalcanti.

Encerramento – O Torneio de Xadrez dos Jogos da Primavera antecede o encerramento do projeto Xadrez na Escola no ano letivo de 2008. No dia 16 de dezembro será realizada a II Olimpíada Escolar de Xadrez, reunindo mais de 2.000 alunos que participam do projeto nas unidades de ensino da rede municipal. Os vencedores das Olimpíadas receberão como premiação quatro computadores, sendo dois para cada categoria (feminino e masculino) do ensino Fundamental I e II.