Torneio Internacional de Xadrez é encerrado nesta terça-feira

Por - em 19

O I Torneio Internacional de Xadrez Cidade de João Pessoa 2009 será encerrando nesta quarta-feira (4) às 14 horas, na sala de Convenções 2 da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes , localizada na Av. João Cirillo Silva, s/n, Altiplano Cabo Branco. O torneio teve inicio no dia 30 de outubro e reuniu 10 enxadristas de renome nacional e internacional de quatro países: Brasil, Argentina, Peru e Portugal. Os enxadristas competiram em nove rodadas. A promoção foi da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), da Federação Paraibana de Xadrez (FPX) e da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através das secretarias da Juventude, Esportes e Recreação (Sejer), e da Educação (Sedec).

Ao longo do torneio, uma platéia formada por estudantes das escolas municipais e de enxadristas amadores esteve na sala de Convenções 2 da Estação Cabo Branco acompanhando as partidas. Os 10 competidores, GM (Grande Mestre) Darcy Lima (BRA), GM Luis Galego (POR), MI (Mestre Internacional) Fernando Diogo (POR), MI Jorge Chauca (PER), MF (Mestre FID) Ernerto Rodi (ARG), MF Francisco Cavalcanti (PB), MF Carlos Henrique Pinto (RN), MN (Mestre Nacional) Marcos Souza (PB) e MF Luismar Brito (Avulso) se dividiram em duplas e participaram das rodadas que duravam no máximo 4 horas, sendo que cada um tinha até 2 horas para finalizar a partida.

As rodadas competitivas com seis finalistas foram realizadas na manhã desta terça-feira. A solenidade de encerramento terá a presença do Prefeito Ricardo Coutinho, do secretário de Esporte, Juventude e Recreação da Capital, Alexandre Urquiza, do diretor da Estação Cabo Branco, Fernando Abath, integrantes da Federação Paraibana de Xadrez e da Confederação Brasileira de Xadrez , além de alunos da rede municipal.