Totalmente reformada, USF do Alto do Mateus é inaugurada por Ricardo

Por - em 66

Os moradores do Alto do Mateus, bairro da zona oeste de João Pessoa, foram beneficiados na tarde desta terça-feira (15) com a entrega da Unidade de Saúde da Família (USF) IV, totalmente reformada pela Prefeitura da Capital (PMJP).

Os trabalhos de recuperação do prédio, que funciona na rua Ataulfo Alves, 204, próximo ao ponto final dos ônibus, atingiram a parte de pintura, as redes elétrica e hidráulica, troca do piso e melhoramento da parte externa (fachada). Também foram adquiridos aparelhos de ar-condicionado. O valor total da obra chegou a R$ 30 mil reais, provenientes de recursos próprios da Prefeitura.

Acompanhado da secretária de Saúde, Roseana Meira, mais a adjunta da pasta, Kilza Ribeiro e do deputado federal e médico Manoel Junior (PSB), além da coordenadora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Roberta Abath, e pessoas da comunidade, o prefeito Ricardo Coutinho (PSB), conheceu as novas instalações da Unidade, que funciona há 38 anos.

“Há 22 anos estive aqui participando de uma reunião, onde se pedia a melhoria do posto de saúde. Agora, volto para entregar aos moradores um prédio totalmente reformado e equipado, onde as pessoas serão atendidas com respeito e dignidade. Estamos trabalhando para construir essa saúde que tanto o povo precisa. Por isso, estou aqui repartindo com o povo mais essa vitória e mostrando que o dinheiro está sendo investido de maneira certa. E sei que não estamos fazendo mais que nossa obrigação, pois o dinheiro público empregado aqui é de vocês que pagam impostos”, disse o prefeito.

Serviços – O prédio possui salas de vacina/curativo, farmácia, nebulização, citologia, gabinete odontológico, consultórios médicos e enfermagem, salas de espera, copa, administração, além de banheiros para usuários e funcionários. Os serviços são oferecidos à população das 7 às 11h da manhã e das 13 às 17h da tarde. A unidade é composta por duas equipes, cada uma com médicos, enfermeiros, odontólogos, técnico em enfermagem, agente comunitário de saúde e auxiliar de consultório dentário.

“A prefeitura vem investindo muito na saúde, na melhoria do atendimento, no crescimento das equipes, entre outras ações, para efetivamente se construir um projeto sólido de serviço de saúde, onde as pessoas se sintam acolhidas e respeitadas”, reforçou a secretária Roseana Meira.

Homenagem – A Prefeitura de João Pessoa fez ainda uma homenagem a um antigo morador do bairro e um dos fundadores do posto de saúde, Severino Marques da Silva, de 77 anos. Ex-vigilante da unidade, ‘Coquinho’, como é mais conhecido na comunidade, ajudou muitas pessoas enfermas durante anos. Mesmo com problemas de saúde devido à idade, ele fez questão de comparecer a solenidade de reinauguração e junto com a esposa, Maria do Carmo da Silva, descerrou a placa.

De acordo com Cássia Reis, engenheira da Secretaria Municipal de saúde (SMS), 12 prédios públicos onde funcionam Unidades de Saúde da Família (USFs) já foram recuperados na atual gestão, a exemplo dos bairros dos Bancários, Penha, Rangel, Comunidade Santa Clara (Castelo Branco), Funcionários, Ipês, entre outros.

Em três anos de administração, o Governo Municipal inaugurou sete Unidades de Saúde, beneficiando os moradores do Cidade Verde (Mangabeira), Cristo Redentor, Mangabeira IV, Treze de Maio, Alto do Mateus, São José (Chatuba) e a comunidade Alto do Céu (Mandacaru). Mais oito obras estão em execução, que são nos bairros do Ernani Sátyro, Cristo Redentor (2ª unidade), Mangabeira II (2ª unidade), Cidade Verde (2ª unidade), Colinas do Sul (loteamento Parque Sul), Paratibe, Boa Esperança (Valentina) e Jardim Veneza (loteamento).