Totonho é principal atração na inauguração de praça, nesta 6ª

Por - em 22

O músico paraibano Totonho, a banda de rock ‘Clã Destinos’ e o grupo de hip hop ‘Atitude Urbana’ vão se apresentar nesta sexta-feira (14), a partir das 18h, durante a inauguração da Praça das Mangueiras, no Alto do Mateus. A programação artística do evento é uma realização da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Músicas como ‘Venha salvar o mundo’, ‘Rainha’, ‘A era espacial Moscow ao vivo’, ‘Jaspion do pandeiro’, ‘Eu mandei meu amor pro espaço’, ‘Tudo pra ser feliz’, se tornaram bem conhecidas do repertório de Tontonho. São composições como estas que o público poderá conferir no evento desta sexta. Uma mistura inusitada de ritmos como o rock, funk, carimbó, embolada, tecnobrega, black music e ciranda eletrônica marcam os trabalhos do artista.

Totonho nasceu em 1964, na cidade paraibana de Monteiro. Lá foi testemunha de muitas cantorias de repentistas da região. Aos nove anos de idade, montou a banda ‘Os Renegados’. O grupo tocava com instrumentos feitos de lata e materiais afins, que ganhavam a função de guitarra e bateria. Nascia, nessa época, um compositor. Em 1982, foi para João Pessoa, onde fundou o Musiclube da Paraíba. Por essa cooperativa de compositores, passaram nomes como Chico César, Milton Dornellas, Jarbas Mariz e os irmãos Pedro Osmar e Paulo Ró, além João Linhares, entre outros artistas.

Ainda na década de 80, cursou a faculdade de Arte e Educação, em João Pessoa. Em 1988, Tontonho vai ao Rio de Janeiro fazer pós-graduação. De lá para cá, o trabalho social tem sido um capítulo à parte na biografia de artista. Como músico, o primeiro registro fonográfico nasceu depois de 15 anos de estrada, em 2001, pela Gravadora Trama. Em 2005, sai o segundo álbum pelo mesmo selo, intitulado ‘Sabotador de Satélite’.

Clã Destinos e Atitude Urbana – Com nuances do samba, reggae e tropicalismo, a banda ‘Clã Destinos’, formada por jovens do bairro do Alto do Mateus, busca ainda inspirações em Black Sabbath, Titãs, Legião Urbana e Paralamas. Segundo os integrantes, o nome do grupo é uma referência à vida dos próprios músicos, remetendo ao significado da palavra ‘clã’ (tribo, família) e ao destino passível de modificação graças à arte.

Enquanto isso, o grupo de hip hop ‘Atitude Urbana’ recebe influências da música black, MPB, brega, soul e original funk. Eles já lançaram dois CDs independentes, intitulados ‘Nordestino’ e ‘Relato de uma Nação’.