Trabalho dos agentes da Emlur é reconhecido por manutenção da limpeza de João Pessoa

Por Célia Rangel - em 114

Os agentes de limpeza da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) percorrem a cidade de João Pessoa diariamente, realizando ações de capinação, roço, varrição, coleta de lixo e entulho, pintura de meio fio, entre outras, em ruas, avenidas e em espaços públicos como praças, mercados e cemitérios de João Pessoa, mantendo a cidade limpa. Nesta quinta-feira (16), é comemorado o Dia do Agente de Limpeza.

“A certeza de que todos os dias esses trabalhadores recolhem o lixo produzido em nossas casas é uma garantia. Uma hora antes da passagem do caminhão, coloco na calçada a sacola com os resíduos. A pontualidade do serviço e o desempenho dos agentes de limpeza é uma tranquilidade para a população”, ressalta Celeste Carvalho, moradora do bairro de Jaguaribe.

O superintendente da Emlur, Lucius Fabiani, fala sobre a importância do trabalho dos profissionais. “O reconhecimento e o respeito ao agente de limpeza vai bem mais além de uma comemoração, passa pela conscientização da população acerca da importância e necessidade da incorporação de bons hábitos, no que diz respeito à limpeza urbana. Somente assim, verdadeiramente, as homenagens fazem sentido”.

É importante destacar as considerações que os agentes de limpeza fazem sobre o trabalho que realizam e como se sentem desempenhando a profissão.  “Meu nome é Francineudo Pereira, trabalho na Emlur já faz 29 anos. Comecei varrendo as ruas da cidade e o tempo foi passando e acabei me integrando às atividades culturais da empresa, trabalhando com educação ambiental e, hoje, também sou agente educacional e faço parte do grupo de teatro – Catadores de Arte. A oportunidade de trabalhar como agente de limpeza revelou esse meu lado artístico. Sou muito realizado com o que faço”, frisa.

“Eu amo o que faço. Minha profissão significa muito pra mim porque é com o salário que recebo, juntando com o da minha esposa, que sustento minha família”, revela Severino Alves Filho, que trabalha há sete anos na Emlur. “Sei que sou importante, pois ajudo a manter minha cidade limpa. Tenho muito orgulho disso”, ressalta.

Bem-estar – As diretrizes direcionadas para ações de assistência social são prioridades dentro da política interna da Autarquia. Elas são colocadas em prática pela Divisão de Bem-Estar Social (Dibes) e incluem assistência médica, de enfermagem, odontológica, nutricional e psicológica. A estrutura oferece atendimento médico, com especialista na área de trabalho, disponibilizando consultas e encaminhamentos para exames ao serviço público quando necessário. Já o setor de enfermagem possui técnicas capacitadas para administração de injetáveis, realização de curativos, verificação de pressão arterial e acompanhamento a unidades de saúde da família e hospitais, em casos de urgência.

Já a unidade odontológica, realiza extrações dentárias, obturações, limpeza de tártaros e aplicação de flúor. Há também assistência psicossocial, que dá suporte psicológico aos agentes que estão passando por problemas emocionais. Vinculado à Dibes, existe ainda o setor de Nutrição, oferecendo aporte nutricional nas refeições servidas aos agentes que trabalham na sede e em campo nas ações de limpeza no refeitório, restaurado recentemente.

A Divisão de Bem-Estar realiza ainda programação de atividades envolvendo datas comemorativas importantes como Dia Internacional da Mulher, com palestras sobre direitos femininos e esclarecimentos sobre o que fazer em casos de violência doméstica. A Emlur se integra ainda às campanhas de vacinação, Outubro Rosa e Novembro Azul, realizadas pela Gestão Municipal. Para comemorar o Dia do Agente de Limpeza, será realizada festa no dia 25, com atração musical, sorteio de brindes e muita animação para os agentes e suas famílias.