Trabalho ensina jovens a preservar o meio ambiente

Por - em 56

O Centro de Educação Ambiental (CEA) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e a Escola de Meio Ambiente (EMA) estão desenvolvendo há um ano e meio um trabalho de conscientização com jovens da comunidade Asa Branca, situada no entorno do Parque Arruda Câmara (Bica). Duas vezes por semana, jovens com idade entre 16 e 18 anos aprendem lições práticas para preservar o meio ambiente. Cada turma de aluno tem 25 participantes. O CEA e a Escola funcionam na Bica.

De acordo com Fernanda Tavares, diretora do Centro, o CEA oferece aulas teóricas e práticas, oficinas de artes, teatro, música e dança, todas desenvolvidas sob a temática ambiental. Recentemente foi concluída a oficina de grafitagem em muro, cujo resultado superou as expectativas. Diversos muros na própria comunidade estão atualmente ostentando desenhos criativos com frases que utilizam a linguagem coloquial – típica dos jovens – e que passam mensagens objetivas sobre respeito e preservação do meio ambiente.

Ainda segundo a diretora do CEA, os resultados desse trabalho já podem ser constatados na mudança de atitude dos jovens que participam das oficinas. “Eles levam para casa os ensinamentos recebidos e passam a cobrar da família o cumprimento e a observação desses novos hábitos”, atesta Fernanda.

Metodologia e conteúdo – As turmas recebem informações a partir da conceituação do que é meio ambiente. Os alunos têm aulas e palestras com especialistas sobre arborização e mata atlântica; água – ciclo, poluição e contaminação; solo – biodiversidade, impactos e poluição; resíduos sólidos e, finalmente, a fauna e a flora, itens bastante explorados tanto na metodologia tradicional quanto no aspecto lúdico, com apresentações de dança, teatro e música.

As turmas se renovam à medida que os integrantes vão atingindo a idade limite, ou seja, 18 anos, o que permite que todas as trezentas famílias que compõem a comunidade, sejam atingidas pelo programa. A rotatividade ou a alternância dos membros integrados ao Programa é um mecanismo que acaba por contemplar a todos.