Trabalho preventivo da Defesa Civil zera ocorrências de danos causados pelas chuvas de janeiro à julho na Capital

Por Carolina Queiroz - em 1256

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) da Prefeitura Municipal de João Pessoa não registrou ocorrências graves, como a retirada de pessoas de residências sob risco de desabamento, em virtude de chuvas na Capital, no período de janeiro à julho deste ano.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela, João Pessoa já figurou nesse cenário de inundações, deslizamentos, pessoas desabrigadas e morte. Realidade que não ficou no passado por conta das ações preventivas que o órgão vem desempenhando nos últimos anos. “Desde 2013, após a implantação do Programa João Pessoa em Ação, a realidade na Capital paraibana é outra”, destacou Noé Estrela.

Com as chuvas no ano de 2013, o número de famílias afetadas por dados subsequentes, chegava a 5.100, em todas as 31 áreas de risco de desastre. Em 2014, o número caiu para 138 famílias, e apenas três áreas de risco de desastre. “Dois anos depois, graças ao trabalho preventivo, foram apenas 18 famílias abrigadas e as áreas de risco passaram para duas. E este ano não tivemos esse tipo de ocorrência”, completou.

Timbó – Na Comunidade do Timbó, localizada no bairro dos Bancários, antes da implementação do Programa João Pessoa em Ação, aproximadamente 400 famílias eram afetadas pelos danos causados pelas chuvas, entre desalojadas e desabrigadas. Foram registrados ainda deslizamento de terra, inundações de imóveis e desabamento de moradias. Nos últimos dois anos, a comunidade tem passado com tranquilidade os períodos chuvosos.

Na comunidade Tito Silva, no Miramar, o cenário de sossego também é o mesmo e a comunidade saiu da zona de risco para acidentes provocados em decorrência de chuvas.

JP em Ação – O plano de prevenção da Prefeitura Municipal de João Pessoa é responsável por 11 ações, que integram diversas secretarias. O objetivo é promover intervenções que minimizem o impacto de desastres naturais naquelas comunidades.

‘João Pessoa em Ação – Força Municipal de Prevenção de Riscos’, é uma parceria com as Secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Desenvolvimento Social (Sedes), Meio Ambiente (Semam) e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), onde são desenvolvidas ações integradas, diariamente, em vários pontos da cidade para coibir os efeitos das chuvas e evitar transtornos para a população.

Há cinco anos o programa promove, de acordo com um calendário pré-estabelecido com as secretarias participantes, ações como desassoreamento de rios, capinação, roçagem, remoção de entulhos, demolição de residências, poda de árvores, limpeza de canaletas, loneamento de barreiras, desobstrução de galerias pluviais, recuperação de bocas de lobo, além de assistência social, entre outras.

Serviços – As ações executadas pelas Secretarias da PMJP podem ser solicitadas pela população através dos seguintes contatos:

Disk Defesa Civil (24 horas): 0800 285 9020

Seinfra: 0800-031-1530 ou seinfra@joaopessoa.pb.gov.br

Sedurb: 3218-9151 ou ascomsedurb@gmail.com

Emlur: 0800-083-2425, 3214-7628 ou 3214-7644

(Alô Limpinho); e 3255 8444 (Alô Limpeza)