Trabalhos de prevenção evitam ocorrências em fim de semana de chuva

Por - em 33

Apesar das chuvas intensas registradas no final de semana na capital paraibana, a Coordenadoria de Defesa Civil da cidade não registrou ocorrências neste período. Durante todo o dia do sábado (13) e também no domingo (14), Dia dos Pais, os telefones das equipes plantonistas não receberam ligações sobre situação emergencial.

“Este é o resultado de um trabalho preventivo da Defesa Civil. Desde janeiro de 2011 que estamos com as nossas equipes nas áreas de risco, localizadas nas comunidades e bairros de João Pessoa, realizando o nosso plano de contingência, justamente para este período chuvoso. Neste momento seguimos com o trabalho de monitoramento constante desses locais”, explicou o coordenador da Defesa Civil Municipal, Rodrigo Marques de Andrade.

Segundo ele, o trabalho das equipes da Defesa Civil, juntamente com outras secretarias da PMJP, como a de Habitação Social, Meio Ambiente e Infraestrutura, continua até terminar o inverno ou período chuvoso. A ação inclui o encaminhamento das famílias removidas dos locais de risco para abrigos temporários, como também os aluguéis sociais e outros programas habitacionais da Prefeitura.

Número – A Defesa Civil Municipal atende aos chamados da população da Capital pelos telefones 0800-285-9020 e (83) 3218-6146. Em casos de urgência e emergência, a coordenadoria está 24 horas de plantão, atendendo ocorrências através de equipes com médicos, engenheiros, assistentes sociais e apoio do Corpo de Bombeiros.

Previsão – De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta segunda-feira (15) João Pessoa tem tempo nublado a parcialmente nublado com chuvas isoladas. A temperatura prevista é 28ºC, a máxima, e de 21ºC, a mínima, com ventos de intensidade fraca a moderada. A média de temperatura gira em torno dos 22,4ºC; a umidade relativa do ar é de 96% e o vento está na direção norte.

Já nesta terça-feira (16), a capital da Paraíba tem previsão de tempo nublado a parcialmente nublado com chuvas isoladas, a temperatura máxima de 28ºC e mínima de 22ºC, com ventos de intensidade fraca a moderada.