Trade destaca incremento do turismo com as Olimpíadas

Por - em 33

Duas das principais entidades do trade turístico paraibano – ABIH-PB e Convention Bureau – destacaram, nesta sexta-feira (14), o impacto positivo na economia de João Pessoa proporcionado pela realização das Olimpíadas Escolares Brasileiras 2008, em particular no turismo com a presença de mais de 3.000 pessoas na cidade entre delegações, equipes técnicas e acompanhantes. Estas mesmas entidades definem os jogos como um dos principais eventos realizados na Capital este ano, pelo incremento de diferentes atividades no setor de turismo de eventos.

Na opinião da presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira da Paraíba (ABIH-PB), Manoelina Alves Hardman Virgulino, a realização das Olimpíadas Escolares na cidade de João Pessoa é realmente um grande sucesso. “As expectativas foram superadas e beneficiaram toda a rede turística da Capital e do estado da Paraíba de maneira geral. Com a realização deste evento, demos o pontapé inicial para a alta temporada e estamos com quase todos os leitos ocupados”, informou.

Já o presidente do Convention Bureau João Pessoa, Gustavo Garcia, entende que as Olimpíadas se consagram como um dos principais eventos realizados na Capital em 2008. “A qualidade do evento é indiscutível e nos trouxe um retorno muito forte quanto à divulgação espontânea da cidade. Além disso, o aumento do consumo nos bares, restaurantes e shoppings deu um salto quantitativo muito significante. A Prefeitura está de parabéns e continuaremos parceiros na tentativa de trazer os jogos universitários para o próximo ano”.

Fluxo 50% maior – A diretora de Divulgação e Marketing da Secretaria Executiva de Turismo (Setur), Ruth Avelino, ressaltou que nesse período de baixa estação a ocupação na rede hoteleira gira em torno de 40%, mas com a realização das Olimpíadas Escolares pelo segundo ano consecutivo na cidade houve um acréscimo de mais de 50% em relação aos anos anteriores. “O impacto é percebido não apenas na rede hoteleira, mas também nos segmentos de lazer, entretenimento e o comércio voltado para o artesanato local”, disse.

Ela lembrou que a Setur tem realizado desde o início do evento um ‘City Tour’ com as delegações, para que os atletas conheçam os principais pontos turísticos e a cultura da cidade de João Pessoa, transformando cada um dos 2.800 atletas em multiplicadores de divulgação sobre a Capital paraibana.

Incentivo – O impacto das Olimpíadas Escolares vai muito além do incremento na rede hoteleira e do comércio formal e informal, segundo o secretário de Juventude, Esporte e Recreação de João Pessoa (Sejer), Ricardo Prado. Os jogos têm servido de motivação para os atletas iniciantes e os jovens de modo geral à prática esportiva. “A juventude tem tido o acesso direto aos atletas de renome internacional e a possibilidade de assistir às partidas envolvendo as várias delegações, o que serve como estímulo para a prática esportiva e de motivação para esse espírito de competição sadia”, disse.

Uma semana após a realização das Olimpíadas Escolares, a Capital sediará entre os dias 22 e 29 mais uma competição de nível nacional: o Campeonato Brasileiro de Basquetebol Master. Durante oito dias, 1.500 atletas veterenos de várias partes do País estarão disputando jogos da modalidade em vários ginásios da cidade, a exemplo do Esporte Clube Cabo Branco, do Centro Administrativo Municipal (CAM) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).