Trade turístico de JP é treinado pelo Ministério do Turismo

Por - em 28

A Secretaria Municipal de Turismo (Setur) trabalhou em parceria com o Ministério do Turismo para realizar o III Workshop do Projeto de Gestão dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional. O evento aconteceu durante dois dias (segunda e terça-feira), no Casarão 34, em João Pessoa. Além da Setur, outras entidades e organizações públicas e privadas do trade turístico que integram o Grupo Gestor dos 65 Destinos Indutores de João Pessoa apoiaram o evento.

O Workshop do Ministério do Turismo (MTur) e do Instituto Marca Brasil (IMB) intitulado “Liderança Articuladora e Inteligência Competitiva” teve como técnico responsável pela coordenação das atividades o consultor do Instituto Marca Brasil, Bruno Wendling. O secretário da Setur Elzário Pereira Júnior, e o chefe da Divisão de Pesquisa e Tecnologia da Informação (DPTI), Paulo Galvão Júnior participaram dos trabalhos, cujo principal objetivo é aumentar a competitividade internacional do destino.

O Índice de Competitividade Turística: Destino Indutor João Pessoa (triênio 2008/2009/2010), foi apresentado aos participantes. O destaque foi dando à dimensão de monitoramento, onde a Capital paraibana encontra-se atualmente no nível quatro. O Secretário Elzário apresentou a Análise SWOT, que é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usado como base para gestão e planejamento estratégico do Destino Indutor João Pessoa, que apresenta as oportunidades, ameaças, fraquezas e forças do destino.

O III Workshop se constitui em uma das etapas do projeto de apoio à gestão dos 65 Destinos Indutores do Turismo, capacitou os membros locais para a gestão do turismo, ampliando conhecimentos postos sobre planejamento estratégico e fortalecer a governança do destino.

De acordo com o Secretário Elzário foi positivo para todos os participantes. “O III Workshop foi muito proveitoso, pois os participantes do Grupo Gestor foram treinados para saber como encaminhar ações e programas desenvolvidos por suas entidades para serem inseridas no sistema de tecnologia de informação SG65, sugerido pelo Ministério do Turismo, para subsidiar o Ministro Pedro Novais de conhecimento sobre o desenvolvimento do turismo na cidade de João Pessoa, bem como nossas necessidades priorizadas através de análise de gravidade, urgência e tendência (GUT), finalizou o secretário.