Trânsito flui normal no primeiro dia de intervenção na Lagoa

Por - em 23

O trânsito fluiu normalmente nesta segunda-feira (23) no anel interno do Parque Solon de Lucena (Lagoa) sentido Bairros/Centro no primeiro dia da implantação de faixas exclusivas para ônibus e veículos menores. O objetivo principal dessa intervenção é o disciplinamento do trânsito no anel interno da Lagoa e a redução do congestionamento de veículos, o que trazia grandes transtornos aos condutores de veículos e usuários de transporte coletivo nos horários de pico. Diariamente passam pelo anel interno cerca de 400 ônibus, que realizam 4.168 viagens.

Na avaliação do diretor de trânsito da STTrans, Omar Ramalho, o tráfego fluiu dentro do programado pela equipe que elaborou o projeto das faixas exclusivas para ônibus e demais veículos, pelo menos durante o período da manh㠓Com essa segregação dos ônibus em faixas exclusivas, nós teremos um ganho efetivo no tempo de viagem”, afirmou Omar Ramalho, explicando uma dos benefícios da mudança.

A equipe do sistema viário realizou o serviço de sinalização horizontal (marcação na via) durante este final de semana, implantado três faixas, duas específicas para os ônibus próximos aos pontos de parada e uma exclusiva para circulação de outros veículos delimitada por tachões. Também será implantada a sinalização vertical com placas aéreas que regulamentará a circulação dos carros.

O titular da pasta, Deusdete Queiroga, também esteve logo cedo na área para verificar de perto o comportamento dos condutores com a intervenção feita no anel interno. “A STTrans vai acompanhar e avaliar a intervenção e se houver necessidade faremos ajustes, mas acreditamos que a medida é positiva e vai disciplinar o tráfego, reduzido o congestionamento no local”.

Durante 15 dias, agentes de trânsito e fiscais de transportes estarão no local para monitorar e orientar os condutores. Após esse período, os veículos menores que trafegarem nas faixas exclusivas para ônibus serão autuados.

A medida agradou quem passou pela Lagoa durante o período da manhã. “Facilitou o escoamento dos ônibus e isso pode melhorar o congestionamento”, disse o taxista Gildo da Silva. Para Gildo, no entanto, essa intervenção pode melhorar os problemas, mas a retirada dos ônibus do anel interno seria a solução.

O aposentado Sidnei Nunes, estava vem empolgado com a medida tomada pela STTrans. “Ficou uma maravilha! Vai beneficiar principalmente quem é usuário de transporte coletivo”, afirmou.

O fiscal de transporte Balduino Viana estava animado com receptividade da população à intervenção feita pela STTrans. Ele passou toda a manhã trabalhando na área e observou que o trânsito flui muito bem. “Já recebi vários elogios tanto de motoristas de ônibus como de particulares”, comentou.