Transporte escolar ganha crédito para manutenção de veículos

Por - em 29

O Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios de João Pessoa (Empreender-JP) vai conceder crédito facilitado a profissionais que trabalham com transporte escolar na cidade. Essa é uma das ações que visam a recuperação da Cooperativa de Transporte Escolar da Capital, que se encontrava desativada.

“A partir de fevereiro, cooperados e também filiados ao Sindicato do Transporte Escolar vão se inscrever no programa e terão acesso a empréstimos para fazer a manutenção dos veículos, visando dar melhor qualidade ao serviço”, explica o diretor de Fomento da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp), Ruy Ribeiro. Os empréstimos, que chegam a 10 salários mínimos, poderão ser pagos em até 18 meses, com juros de 0,9% ao mês.

Ruy Ribeiro explica que o primeiro passo para estimular a remontagem da cooperativa foi a promoção de um curso de capacitação e qualificação entre os dias 11 e 15 de janeiro. A atividade foi realizada graças a uma parceria com o Senat (Serviço Nacional Aprendizagem de Transporte) e dela participaram 25 profissionais, entre cooperados e filiados ao Sindicato do Transporte Escolar.

“Esse curso está sendo exigido pela STTrans como requisito para liberação da licença de transporte escolar na Capital a partir deste ano. E nenhum dos cooperados tinha feito ainda”, explica Ruy Ribeiro. Ao fim do curso, a Cooperativa e o Sindicato do Transporte Escolar agradeceram o empenho da Sedesp em oferecer apoio às entidades e se colocaram à disposição para futuras ações do programa Empreender.