Transporte urbano: fórum nacional acontece em JP, nestas quinta e sexta

Por - em 25

Mais de 30 secretários e dirigentes de transporte e trânsito de todo País vão participar da solenidade de instalação da 66ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Transporte Urbano e Trânsito na próxima quinta-feira (12), no Hotel Caiçara (Avenida Olinda, 235, Tambaú), em João Pessoa, a partir das 9h. O ato será coordenado por Oswaldo Lima Neto, presidente do Fórum Nacional e secretário municipal de Planejamento, Transportes e Meio Ambiente de Olinda (PE).

A presença do prefeito Ricardo Coutinho (PSB) está confirmada na abertura do evento. Também estarão presentes Claiton Pimentel, coordenador da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (SeMob), e Alfredo Peres da Silva, diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), ambos representantes do Ministério das Cidades; Carlos Batinga, deputado estadual da Paraíba; e Deusdete Queiroga, superintendente municipal de Trânsito e Transportes de João Pessoa. A Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) estará representada por seu superintendente, Marcos Pimentel Bicalho.

Debates – Ainda no período da manhã, haverá apresentação de vídeo institucional sobre a cidade de João Pessoa e, mais tarde, o debate ‘Integração temporal: experiências e perspectivas’, coordenado por Deusdete Queiroga; exposição de Maurício Thesin, diretor da Empresa de Desenvolvimento de Campinas-SP (Emdec), e participação de Carlos Batinga.

Na tarde do primeiro dia acontecerá a Reunião dos Secretários e Dirigentes, com a discussão de temas ligados à gestão do trânsito. A sessão será coordenada por Elequicina M. dos Santos, secretária de Transporte e Trânsito de Natal (RN) e representante do Fórum Nacional no Comitê Nacional de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito. É esperada a participação na sessão de Alfredo Peres, diretor geral do Denatran.

Temas – Os assuntos sugeridos para debate são ‘Propostas de alterações no Código de Trânsito Brasileiro’, relatado por Elequicina M. dos Santos, e ‘Plano de Segurança Viária – Agenda positiva para o trânsito’, relatado por Marcos Pimentel Bicalho. Também haverá a apresentação de uma campanha de redução de acidentes com motociclistas, que está sendo veiculada no município de Joinville (SC), por Eduardo Bartniak Filho, diretor de Trânsito/Conurb, além de informes sobre o Comitê de Assuntos Financeiros da Área de Trânsito (Comfitran) – regimento interno, calendário de reuniões e definição de temas, a cargo do coronel Paulo Afonso Sanches, superintendente municipal de Trânsito e Transporte de Goiânia (GO); e ‘Licitação para novas licenças de táxi’, por Alex Mariano, secretário municipal de Transporte e Infra-Estrutura Urbana. Outros temas de interesse dos secretários poderão ser inscritos.

A Reunião dos Secretários e Dirigentes prossegue com a abordagem de temas diversos, sob a coordenação do presidente do Fórum Nacional, Oswaldo Lima Neto. Os temas sugeridos são a discussão da minuta do documento a ser encaminhado aos prefeitos eleitos e poluição sonora provocada por carros em vias públicas, ambos relatados por Oswaldo Lima Neto; balanço das reuniões do Fórum Nacional no período de 2005 a 2008, por Marcos Pimentel Bicalho, e escolha do local para realização da 67ª Reunião do Fórum Nacional, a última em 2008. Haverá também informes a respeito de eventos da ANTP, e outros temas de interesse dos secretários poderão ser incluídos.

Mobilidade – Na sexta-feira (13), a Reunião dos Secretários e Dirigentes terá continuidade com a abordagem de temas ligados à política nacional de mobilidade. A coordenação será de Paulo Schmidt, presidente da URBS Curitiba, e tendo como convidados Claiton Pimentel, da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (SeMob), do Ministério das Cidades, e o deputado federal Carlos Zarattini. Os temas sugeridos são ‘PAC da Mobilidade Urbana’, relatado por Oswaldo Lima Neto; ‘Barateamento das tarifas/Impacto do aumento do diesel e do subsídio (renúncia fiscal) para a gasolina’, a cargo de Paulo A. Schmidt; e ‘Acompanhamento da tramitação do projeto de lei da mobilidade urbana’, apresentado por Oswaldo Lima Neto.

No final da manhã da sexta-feira, será desenvolvido o tema ‘Gestão metropolitana de transporte e trânsito: a experiência da Região Metropolitana de Campinas-SP’, com coordenação de Dílson de Moura Peixoto Filho, presidente da EMTU-Recife e exposição de Iêda Maria de Oliveira Lima, diretora executiva da Agência Metropolitana de Campinas-SP (Agencamp). A parte da tarde está reservada a visita técnica ao sistema municipal integrado de transporte coletivo de João Pessoa.