Tratamento humanizado é tema de oficina para servidores de maternidade

Por - em 56

A maternidade Santa Maria está realizando até sexta-feira (14) uma oficina de sensibilização e de implantação do acolhimento com objetivo de possibilitar um tratamento mais humanizado para as gestantes, pacientes e os acompanhantes. A oficina é ministrada pela nutricionista e diretora multiprofissional da maternidade, Silvana Gonçalves e acontece diariamente das 17 às 18h, no auditório do hospital com turmas formadas por funcionários de cada setor.

Silvana Gonçalves disse que a proposta é fomentar a reflexão da conduta de cada profissional com relatos de situação onde o usuário foi bem atendido e outra onde não foi atendido a contento. Segundo ela, é importante repassar a informação para todos os setores, incluindo, assim, novos atores no processo de humanização e a mudança na prática do trabalho. A oficina prevê ainda a formação de um grupo de trabalho para o acompanhamento e a reflexão sobre o processo de humanização adotado pela maternidade.

Projetos – O Departamento de Psicologia da Maternidade Santa Maria vem desenvolvendo dois projetos importantes no acompanhamento das gestantes e mães usuárias da maternidade. Um deles é intitulado ‘Sou adolescente, estou grávida! E agora?’, que oferece acompanhamento para as mães jovens e com pouca experiência em gestação. O próximo encontro do grupo será no dia 28 de setembro, às15h, com uma dinâmica sobre a importância da família na relação com a adolescente grávida.

O projeto ‘Arte Terapia’ é outro que vem ajudando as mães a se recuperarem do pós-parto, quando o bebê ainda está prematuro. Para elas, são oferecidas oficinas de pintura e artesanato. “São atividades que ajudam as gestantes amenizar a ansiedade quando há necessidade de um período de internamento prolongado”, explicou Silvana.

Aniversário– A maternidade Santa Maria, que atende a população de Mangabeira e os bairros da Zona Sul, completou neste mês de setembro 12 anos de fundação. A data foi celebrada pelos funcionários e pacientes na última quarta-feira (5), no auditório da maternidade. A maternidade Santa Maria foi inaugurada em primeiro de setembro de 1995 e integra o Complexo Hospitalar Professor Humberto Nóbrega, que oferece assistência médica nas especialidades de ginecologia, obstetrícia e pediatria para uma população de aproximadamente 250 mil habitantes.

No ambulatório da maternidade, são realizadas consultas de ginecologia, pré-natal de baixo risco, prevenção de câncer do colo de útero, planejamento familiar e puericultura. O serviço possui 36 leitos para internação de pacientes e atende em média 28 internações por dia e 320 internações/mês.