Trenzinho de vacinação contra a rubéola percorrerá bairros de JP

Por - em 26

As ações preventivas da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) contra a rubéola ganham reforço neste final de semana, com equipes que percorrerão vários bairros da orla em um trenzinho de vacinação. O ponto de partida da atividade será neste sábado (6), a partir das 8h, em frente à sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com destino aos mercados da Torre, Bairro dos Estados e Lagoa do Parque Solon de Lucena. No período da tarde, o trem passará pelo Busto de Tamandaré, na divisa entre as praias do Cabo Branco e Tambaú; depois, Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano; Feirinha de Tambaú, em Tambaú; Mag Shopping e Praça de Skate, ambos em Manaíra.

O órgão já vacinou 159.689 pessoas. A meta até o dia 12 próximo é conseguir imunizar contra a rubéola 247.603 pessoas. Do universo de vacinados até o momento, 95.569 são do sexo feminino e 64.120 correspondem ao sexo masculino. Respectivamente, os números representam 73,21% e 54,78% do universo por sexo do público a ser vacinado.

No domingo (7), a ação será iniciada a partir das 15h em frente à sede da SMS, no bairro da Torre, com passagem pela Estação Cabo Branco e Bessa Shopping. A Secretaria Municipal de Saúde estará disponibilizando mais de duas mil doses neste final de semana, aliadas ao trabalho de informação e prevenção com a distribuição de três mil panfletos.

Uma equipe de 12 profissionais do Setor de Imunização da SMS trabalhará em sistema de escala para atender à população nos pontos itinerantes. Porém, qualquer cidadão (com idade entre 20 e 39 anos) que queira se vacinar contra a rubéola pode procurar as Unidades de Saúde da Família (USF) nos bairros da Capital até o dia 12, no horário de funcionamento dessas unidades.