Três espetáculos vão encerrar o ‘Novembro da Dança’, na quinta

Por - em 26

Danças moderna e contemporânea são os destaques do encerramento oficial do projeto ‘Novembro da Dança’, que desde o último dia 9 movimenta a Capital paraibana com diversos espetáculos, oficinas e atividades de formação e fomento à dança. A cerimônia de encerramento do evento será nesta quinta-feira (29), a partir das 20h, no Teatro Santa Roza, com participações dos grupos ‘Cia. Rima de Dança’, ‘Parangolé Cia. de Teatro e Dança’, ‘Produções Cia. de Dança’ e uma apresentação solo, com o dançarino Romero Mota.

O projeto ‘Novembro da Dança’, que está encerrando sua segunda edição, é desenvolvido pela Prefeitura de João Pessoa (PMPJ), numa ação de sua Fundação Cultural (Funjope), sob o patrocínio da pela Caixa Econômica Federal (CEF), com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), Usina Cultural Saelpa, Empresa de Alimentação Fina Fatia, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Fundação Espaço Cultural (Funesc), Associação Brasileira de Documentaristas – Secção Paraíba (ABD-PB) e Colégio Marista Pio X.

A iniciativa já faz parte do circuito dos importantes encontros de dança do País. Este ano, reuniu grupos e profissionais da Paraíba, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, que apresentaram espetáculos em diferentes espaços da cidade, a exemplo das praças recentemente construídas ou revitalizadas pela Prefeitura de João Pessoa, dentro do projeto Circuito Cultural das Praças. Nesse período, o público teve a oportunidade de conferir, de forma gratuita, espetáculos, mostra de dança estudantil, oficinas, debates, seminários, mostra de vídeodança, dança de salão, dança de rua e ‘oportunidance’, este último abrindo espaço para dançarinos e grupos amadores da Capital.

Programação – A dança contemporânea é um dos destaques da noite, com o grupo paraibano ‘Cia. Rima de Dança’, que apresenta o espetáculo ‘Desevidências’, com direção e coreografia de Rita Spinelli, e traz no elenco as dançarinas Alessandra Rodrigues, Iene de Sousa, Denilsa Cordeiro, Leila Virgínia, Rita Spinelli e Sanielle Cipriano. O espetáculo, com 30 minutos de duração, possui coreografias elaboradas a partir de improvisações que remetem a diversas sensações do universo contemporâneo, como o riso, o desejo, o sofrimento e o sabor.

Em seguida, entra em cena a dança moderna e o jazz do grupo ‘Parangolé Cia. de Dança’, com o espetáculo ‘Ramalhete’, sob a direção e coreografia de Arthur Marques e executado por Ana Marques, Denilce Regina, Ana Soares e Joelma Ferreira, além da presença das bailarinas convidadas Joyce Barbosa e Lílian Maranhão. ‘Ramalhete’ dura 20 minutos e é inspirado na poética das músicas do compositor paraibano Zé Ramalho, traduzindo um pouco do seu universo, por meio de imagens urbanas, misticismo, ambiente onírico e elementos populares, em um formato que mescla a técnica do jazz dance com a dança moderna.

As 21h, é a vez do dançarino paraibano Romero Mota mostrar mais uma vez a beleza da dança contemporânea, através do espetáculo solo ‘Noturnos’, que tem duração de 20 minutos e é dirigido e interpretado pelo próprio bailarino. ‘Noturnos’ é um trabalho feito a partir do cotidiano e do inconsciente das pessoas que percebem e vivem seus sons e silêncio, e através disso podem refletir sobre si mesmas.

A atividade de encerramento do ‘Novembro da Dança’ também conta com a participação da ‘Produções Cia. de Dança’, apresentando o espetáculo ‘Portal’, dirigido e coreografado por Maurício Germano, e que traz no elenco os artistas Admilson Alves, Juliana Abhat, Luciana dos Santos, Jarleide Barros, Jocideia Barros, Fabíola Magalhães, Fernanda Albuquerque, Igi Nunes, Marcos Aurélio e Diego Guedes. O espetáculo, que tem 20 minutos de duração, é uma composição coreográfica baseada nos retirantes das grandes tragédias contemporâneas e tematiza uma caminhada onde os corpos estão em eterno movimento.