Três mil alunos do Projovem comemoram conclusão do Ensino Fundamental

Por - em 42

Eles esperaram 18 meses para comemorar, e fizeram isso em grande estilo na noite desta quinta-feira (15). Dia em que três mil alunos do programa Projovem Urbano puderam receber seus certificados de conclusão do Ensino Fundamental e qualificação profissional em um evento realizado no Esporte Clube Cabo Branco, em Miramar, que contou com a presença do prefeito de João Pessoa Luciano Agra.

Na Capital, o Projovem Urbano é gerenciado desde 2005 pela Secretaria de Educação e Cultura do Município (Sedec). O objetivo é garantir a formação educacional de jovens com idade de 18 a 29 anos e também a qualificação em áreas como Construção, Turismo e Hospitalidade; Educação, e Vestuário. Aos alunos é garantida uma bolsa auxílio de R$ 100. A expectativa é que as inscrições para uma nova turma aconteçam a partir de janeiro ou fevereiro de 2012.

“Entrei no programa porque tenho o sonho de poder fazer um curso superior e o que realmente gosto”, comemorou a estudante Cristiano Gomes da Silva, de 30 anos, que concluiu o Ensino Fundamental e a qualificação em Turismo e Hospitalidade e quer estudar Gastronomia.

“É a realização pessoal. Foram muitas barreiras, mas com persistência vencemos. Agora vou fazer o Ensino Médio, entrar em uma faculdade e depois me formar”, disse também Emanuel Felipe, de 26 anos, que além do Ensino Fundamental, participou do curso de Educação.

A secretária de Educação da PMJP, Ariane Sá, ressalta que essa é a proposta exata do Projovem Urbano: contribuir para que jovens adultos que por algum motivo deixaram as salas de aula voltem à escola e continuem a estudar depois de passarem pelo Programa.

“Precisamos parabenizar a cada um desses alunos e alunas que tiveram a oportunidade de retomar os estudos. Agora, o importante é que eles permaneçam com o mesmo objetivo e não desistam de continuar a estudar e concluir também o Ensino Médio, Técnico ou até mesmo um curso Superior”, disse ela.

Durante a solenidade, o prefeito Luciano Agra também falou aos formandos sobre a importância da continuidade dos estudos no processo de formação profissional e pessoal de cada um como cidadãos e cidadãs que também podem contribuir com a construção e melhorias de uma cidade.

“É com muito orgulho que participo de um evento como este. O caminho é a educação, e os jovens que acabam de sair do Projovem Urbano sabem que um governo não consegue conduzir, sozinho, uma cidade para o crescimento. É necessário que haja a participação de pessoas como esses alunos e alunos, que não perderam a fé e a esperança em um futuro melhor através da educação”, destacou Luciano Agra.

Desde que começou a ser executado em João Pessoa, cerca de 20 mil jovens tiveram acesso ao Programa, que inclui uma carga horária de duas mil horas, com aulas presenciais ministradas em 20 núcleos da rede de ensino do Município, não presenciais e ainda horas dedicadas à qualificação profissional. Outro objetivo do programa é a formação cidadã. Através do projeto, os alunos são estimulados a desenvolver projetos direcionados à própria comunidade em que residem ou atuam.