Três mil alunos do Projovem de JP concluem ensino fundamental

Por - em 21

A noite desta terça-feira (7) foi dedicada a depoimentos, agradecimentos e homenagens. “Não consigo descrever o que estou sentindo. É o começo de um grande sonho”, disse emocionado Rinaldo Barbosa. O aluno da Escola Nazinha Barbosa, localizada no bairro de Manaíra, foi um dos três mil concluintes que participaram da formatura do Projovem Urbano, programa gerenciado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). O evento aconteceu no Ginásio do Esporte Clube Cabo Branco, no bairro do Miramar, e contou com a presença da coordenadora nacional do Projovem, professora Maria José Féres, que é também Integrante da Secretaria Geral da Presidência da República.

“Me sinto honrada em participar de um momento como esse. A Prefeitura de João Pessoa está de parabéns. Isso é que é dignidade humana. Seria bom, se outros municípios acompanhassem essa mesma linha”, discursou a professora.

A solenidade teve início com a apresentação do coral de educadores do programa, em seguida houve alguns discursos e por último a entrega simbólica do certificado. “Não tinha como entregar todos os diplomas. Entregamos apenas 26. Um aluno representando cada escola”, esclareceu a coordenadora do Projovem em João Pessoa, Márcia Lucena.

Para a secretaria de Educação Ariane Sá, esse é o ponta-pé inicial para uma longa caminhada. O mais importante foi dado, o primeiro passo. “ O estudo é o caminho certo para a realização profissional. Esses jovens precisam continuar a vida de estudante, concluiu a Secretaria.

Projovem – O Programa é gerenciado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) desde 2005, através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). O curso tem duração de um ano e meio e, além de concluir o Ensino Fundamental, os jovens de 18 a 29 anos podem garantir uma qualificação profissional nas áreas ocupacionais de Construção e Reparos I; Construção e Reparos II; Turismo e Hospitalidade e Educação e Vestuário. Os alunos que desejarem concluir ou até mesmo iniciar no Ensino Fundamental através do Programa recebem uma bolsa auxílio no valor de R$ 100 durante 20 meses.

Durante os anos de 2005 a 2008, quando o programa era denominado apenas de Projovem, a Prefeitura formou 7.500 alunos. Na versão ‘Projovem Urbano’ já foi formada uma turma com 5.200 alunos em 2009 e 4 mil agora em 2010. Alguns desses alunos concluintes foram aprovados no vestibular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) nos cursos de biblioteconomia, história, biologia e pedagogia.