Tribo indígena Pele Vermelha se apresenta neste domingo na Estação

Por - em 25

A tribo indígena Pele Vermelha, do bairro do Cristo, se apresenta neste domingo (11) no projeto Estação Fim de Tarde, a partir das 17h, no anfiteatro da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. Entoando seu grito de guerra, a tribo vai apresentar “A Dança da Morte e Ressurreição”, com adereços e cocais que chegam a pesar 30 quilos. A entrada é aberta ao público.

A tribo indígena Pele Vermelha foi fundada em 1971 por um cidadão conhecido apenas por “Antônio”, que quando criança admirava as cores vermelha e branca de uma tribo que existia no bairro da Torre, chamada “Peles Vermelhas”. Antonio reuniu os amigos e fundou o Clube Indígena Pele Vermelha. Seu primeiro desfile aconteceu no ano de 1972 e a agremiação logo passou da segunda para a primeira categoria. Com suas zabumbas, triângulos e ganzás a tribo rapidamente procurou a Federação Carnavalesca de João Pessoa para a filiação. Em 2008 foi última vez que a tribo indígena Pele Vermelha sagrou-se campeã do Carnaval Tradição de João Pessoa, em um desempate técnico com a Tribo Tupinambá.

Atualmente, na Capital, existem 11 tribos indígenas que tentam manter a tradição e cultura dos índios. O Carnaval Tradição de João Pessoa valoriza e faz perdurar essa cultura, porém isso não é o bastante. Em recente entrevista, o presidente da Federação Carnavalesca, Lucibeto Costa, disse que a ideal é valorizar mais a cultura das tribos indígenas. “Queremos qualificar e trabalhar na ideia de que as apresentações precisam acontecer durante todo o ano”, conta. Lucibeto Costa destacou, ainda, a importância da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) ao inserir as tribos na programação do Circuito das Praças. “Essa é uma forma de mostrar a cultura para a população”, finalizou.

Serviço:

Estação fim de tarde – tribo indígena Pele Vermelha

Local: Anfiteatro da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano.

Domingo (11)

Hora: 17h.

Fone: 3214.8270 – 3214.8303

Contato para imprensa

Rivaldo Dias – chefe do Setor de Eventos

Fone: 8812.3999

E-mail: rivaldo.sax@gmail.com