Trigésima creche da cidade vai receber 100 crianças

Por - em 39

A rede municipal de ensino e a comunidade do Bairro Altiplano e áreas circunvizinhas ganharam, na manhã desta segunda-feira (25), mais um Centro de Referência em Educação Infantil (Crei), que recebeu o nome de José Carvalho Costa Filho, uma homenagem ao ex-diretor Administrativo-financeiro da Secretaria de Educação (Sedec).

O prédio possui 490 metros quadrados, com quatro salas de aula e uma para atividades técnicas, refeitório, recreio coberto, administração, rouparia, banheiros, cozinha, área de serviço e sala técnica e vai atender 100 crianças, entre 2 e 5 anos.

Esse equipamento é o trigésimo já em funcionamento na Capital paraibana através dessa gestão e, segundo o prefeito Ricardo Coutinho (PSB), atende ao que há de melhor e mais moderno em Educação Infantil.

“A comunidade precisa perceber que esse equipamento não é mais um espaço para apenas deixar as crianças enquanto os pais precisam trabalhar, mas sim, um lugar onde as crianças terão acesso à educação de qualidade. Meu sonho é que todas as crianças de João Pessoa tenham acesso à educação Infantil, pois só assim elas chegarão ao Ensino Fundamental alfabetizadas”, relatou Ricardo.

Já a secretária de Educação e Cultura, Ariane Sá, disse que as crianças serão bem acolhidas do ponto de vista material e pedagógico, pois nos Centros de Referência as crianças começarão o Ensino Fundamental já sabendo o básico sobre a língua Portuguesa e a Matemática.

A unidade, como as demais, vai funcionar das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, oferecendo atividades pedagógicas e recreativas, cinco refeições diárias, cuidados de higiene. Além de professores, os centros de educação infantil do Município mantêm no seu quadro de profissionais monitores, berçaristas (nas 13 creches que têm berçários) lactaristas, cozinheiras, lavadeiras, auxiliares de serviço, psicólogas, assistentes sociais, pedagogos e nutricionistas.

Depoimentos – Lucilene Nascimento, mãe de dois filhos, disse que já matriculou o mais velho de quatro anos no novo Crei. Ela ficou encantada com as instalações e tem certeza que seu filho será muito bem tratado. “Isso aqui é muito lindo. Adorei a área verde que existe em cada sala de aula. Do jeito que meu filho gosta de mexer com planta, ele vai adorar”, relatou Lucilene. Já a pequena Daniele, de apenas 5 anos, disse que gostou muito da nova “escolinha” e que achou tudo muito bonito. Segundo ela, o que mais gostou foi dos brinquedos, giz de cera, papel e da área verde, pois quer aprender a plantar.