Último Circuito Cultural de 2011 leva dez atrações a praças de JP

Por - em 91

Mais dez atrações, entre bandas de música, cantores e grupos da cultura popular, animam o último ‘Circuito Cultural das Praças’ de 2011, neste sábado (17). O evento acontece às 17h e 19h, dependendo da localidade. A realização é da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

As apresentações desse projeto da prefeitura são evidências de que na Capital há uma profusão de estilos e artistas. Assim, os espaços públicos viram vitrine para essa demanda graças à iniciativa da Funjope. A nova temporada do circuito começou em 9 de setembro deste ano e vai se estender até março de 2012, com pequeno recesso nas últimas duas semanas de dezembro.

Ao todo são 432 apresentações. As atrações foram selecionadas via edital público, que recebeu propostas nas áreas de música, cultura popular, artesanato, audiovisual, literatura, artes integradas, teatro, circo e dança.

Castelo Branco – Na Praça Nossa Senhora da Paz, conhecida também como Praça da Cultura, às 19h, o público poderá assistir à apresentação do brasiliense, radicado em João Pessoa, Wagner Malta. No repertório estão releituras de artistas nacionais como Luiz Gonzaga e Chico Buarque, além de versões do grupo O Rappa.

A performance de Wagner Malta tem o tom da brasilidade, passando por ritmos como baião, maracatu até desaguar em baladas. Suas parcerias com Afonso Gadelha, irmão da cantora e compositora Glorinha Gadelha, também estão presentes. A banda que o acompanha é formada por Jonas Kafka (bateria), Júnior Matos (acordeon), Zé Carlos (guitarra) e Washington (baixo).

Manaíra – Na Praça Alcides Carneiro, às 17h, quem se apresenta é a Lapinha Jesus de Nazaré de João Pessoa, oriunda de Mandacaru. O grupo é resultado do trabalho do Mestre Maciel, herdado de sua mãe Maria José de Souza, já falecida. Hoje participam da brincadeira 17 componentes, entre crianças e adolescentes. Trata-se de uma manifestação popular tradicional, trazida para o Brasil pelos jesuítas.

O folguedo consiste em uma disputa entre os cordões azul e vermelho. Na brincadeira, o público participa votando no cordão de sua preferência. Esse voto se dá por meio de uma pequena importância simbólica, que atualmente é de R$ 1, anotada em um quadro-negro. O Mestre Maciel, que tem hoje 66 anos de idade, desenvolve esse trabalho desde seus dez anos. Hoje, ele toca bandolim na lapinha, acompanhado por violão, cavaquinho, pandeiro e atabaque.

Bessa – O funk rock da Banda Trêmulus vai animar a Praça do Caju, a partir das 19h. Influenciado por formações musicais estrangeiras, como Red Hot Chili Peppers e Primus, o grupo existe desde 2007. Além de covers, estão no repertório músicas autorais como “Frustrante Constante” e “Mantenha Distância”. Os integrantes são Yasmin Tatália (vocal), Mailson Slovak (guitarra e vocal), Thiago (baixo) e Rafa Vital (bateria).

Padre Zé – A Praça da Conquista, às 19h, será palco para o pop rock da Banda Joeniña, que tem pouco mais de dois anos de estrada. Entre as influencias do trabalho estão nomes como Kid Abelha, Rita Lee, Nando Reis, Michael Jackson e Roupa Nova. O grupo é formado por Kawê Franke (guitarra), Arthur (baixo), Daniella (vocal) e Breno (bateria).

Funcionários I – Na Praça Lauro Wanderley, a partir das 19h, será a vez da Sex On The Beach, com seu surf music. No repertório estão músicas próprias e releituras de Dick Dale, que é o pai do estilo. Entre as autorais estão “Duas Doses de Vodka” e “Orange Juice”, em alusão ao drinque que dá nome à banda, além de “Gasoline”, “Bodocongó” e “Highball”. Os componentes que subirão ao palco deste sábado são Diogo Rocha (guitarra), Marlo Andrade (baixo) e Tonny Lira (bateria).

Jaguaribe – A banda Pôr do Som é formada por alunos de música da UFPB. O propósito do grupo é divulgar a obra de artistas paraibanos, além de mostrar composições próprias tantos instrumentais como cantadas. A apresentação será na Praça Aquiles Leal, a partir das 19h.

No repertório da Pôr do Som, estão incluídos artistas locais como Milton Dornellas, Adeildo Vieira, Pedro Osmar e Paulo Ró. Os integrantes da banda, criada há cerca de seis meses são Uaná Barreto (teclado), Rudá Barreto (guitarra), Gabriela Vilar (voz), Gilson Machado (bateria) e Ilderson Emanuel (baixo).

Funcionários II – A Praça Bela vai receber, a partir das 19h, a cantora e compositora pessoense Naiá e banda. O reggae executado pela artista resulta em um repertório formado por covers de Bob Marley e versões da MPB brasileira para o ritmo jamaicano. Há ainda espaço para as composições próprias como “Criar” e “Escala de Sol”. Também sobem ao palco com a atração os músicos Giovanini (baixo), Alisson (guitarra), Diego Jordano (bateria), Pedro Regada (percussão) e Leandro (guitarra).

Conjunto Residencial Gervásio Maia – Na Praça da Esperança, a partir das 19h, quem vai animar o público é o grupo Mixtureba, de Ricardo Brito.

Valentina – A apresentação da cantora e compositora Patrícia Moreira, com mais de 20 anos de carreira, acontece na Praça Soares Madruga, às 19h. Utilizando-se de duas percussões e um violão, a artista fará seu show acústico no estilo MPB, com toques regionais de xote, baião ciranda, maracatu, passando por tendências universais como baladas e jazz. Na ocasião, ela também mostrará ao público músicas autorais como “Ao Meu Amor” e “Espelho”.  No palco estarão ainda os músicos Poty Lucena (violão), Beto Preá e Dudu, os dois na percussão.

Alto do Mateus – A Banda Dalva Suada é a atração da Praça das Mangueiras, a partir das 17h. Com mais de dois anos de fundação, o grupo apresenta um estilo stoner rock, com influências de nomes como Jimi Hendrix. Os integrantes são Gonzales (bateria), Daniel Jesi (baixo), Felipe Augusto (guitarra), Marcelo Piras (vocal) e Pepeu (efeitos de som).

Confira a programação completa deste sábado (17/12):

– Castelo Branco (Praça da Cultura) – 19h

Wagner Malta (música)

– Manaíra (Praça Alcides Carneiro) – 17h

Lapinha Jesus de Nazaré (cultura popular)

– Bessa (Praça do Caju) – 19h

Banda Trêmulus (música)

– Padre Zé (Praça da Conquista) – 19h

Banda Joeniña (música)

– Funcionários I (Praça Lauro Wanderley) – 19h

Sex On de Beach (música)

– Jaguaribe (Praça Aquiles Leal) – 19h

Banda Pôr do Som (música)

– Funcionários II (Praça Bela) – 19h

Naiá e banda (música)

– Conjunto Residencial Gervásio Maia (Praça da Esperança) – 19h 

Grupo Mixtureba (música)

– Valentina (Praça Soares Madruga) – 19h

Patrícia Moreira (música)

– Alto do Mateus (Praça das Mangueiras) – 17h

Banda Dalva Suada (música)