Último final de semana para ver exposições na Estação Cabo Branco

Por - em 21

O público tem até domingo (30) para visitar as exposições “Marrocos” e “Sentimentos” que se encontram abertas na Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Artes, localizada no bairro do Altiplano. A casa está aberta a visitação pública de terça a sexta-feira das 9h às 21h, e nos sábados e domingos das 10h às 21h.

“Marrocos: o outro lado do oceano” consiste em projeto de artes visuais de autoria do professor Carlos Cartaxo, em que utiliza a expressão da fotografia para mostrar a semelhança cultural entre o Marrocos e o Brasil. A mostra é composta por 31 imagens, medindo entre 60 x 80 centímetros, e se propõe a cumprir o papel de estimular a produção artística e facilitar a alfabetização visual, educando o público através da leitura visual, além de expor a identidade geográfica do Marrocos e sua aproximação com o Nordeste brasileiro.

“O projeto foi concebido com o intuito de indagar se a arte nativa latino-americana, africana e asiática são consideradas arte”, disse Carlos Cartaxo. “Essa oportunidade comparativa do Nordeste brasileiro com país africano possibilita uma visão geográfica e histórica que não seja o domínio cultural colonialista europeu que nos é imposto há 500 anos. De modo que, através de uma leitura visual, estimulamos uma visão multicultural, crítica e identitária”, acrescentou.

Geografia – O Marrocos é um país localizado no extremo noroeste da África, estando limitado a norte pelo Estreito de Gibraltar (por onde faz fronteira com a Espanha), por Ceuta, pelo mar Mediterrâneo e por Melilha, a leste e a sul pela Argélia, a sul pelo Saara Ocidental (território que controla) e a oeste pelo Oceano Atlântico. A capital do país é a cidade de Rabat. É o único país do continente africano que não faz parte da União Africana, porque Saara Ocidental foi aceito como membro.

Palestras Gratuitas – Paralela a exposição estão programadas palestras gratuitas, na sala de convenção da Estação Cabo Branco, abertas as escolas e a comunidade em geral para todas as idades. Os interessados podem confirmar a presença antecipada através dos telefones: 3214.8303 – 3214.8270 – 8650.6749.

Sentimentos e Arte – A segunda exposição em que o público tem poucos dias para visitar é “Sentimentos”, do coletivo de artistas da Associação dos Artistas Plásticos da Paraíba (ASSOCIART/PB), em comemoração aos 10 anos da entidade. A exposição permanecerá exposta até sexta-feira (28).

A artista plástica Evanice Santos comentou que o tema do festival foi escolhido por votação pelos associados. “Sentimentos de ganhos e de prazer por estarmos há 10 anos fazendo arte na Paraíba”, arrematou a artista.

Na Estação Cabo Branco estarão expostos cerca de 30 trabalhos com as mais variadas técnicas (óleo e acrílico sobre tela, instalações, esculturas, técnica mista e outras) de autoria de vários artistas locais, a exemplo de Ana Lúcia Pinto, Célia Gondim, Dadá Venceslau, Eliakim Queiroz, Evanice Santos, Fátima Queiroga, Fred Svendsen, Percy Fragoso, Célia Romeiro, Catarina Guirmarães, José Otávio, Salomé Sarmento, Néné Cavalcanti, Fernanda Rolim, Hector Molina, Flávio Tavares, Gina Dantas, Chico Pereira, Lu Maia, Marletti Assis, Nadja Lacerda, Paulo Aurélio, Raisse Herculano, Sandra Valdujo, Selma Sanches e Wilson Figueiredo.

A Associação de Artistas Plásticos da Paraíba (ASSOCIARTE/PB) é a confirmação de que é possível alcançar objetivos e cumprir a missão quando pessoas se reúnem, voluntariamente, em torno de uma ideia em comum.
Desde o ano de 2000 que a Associação tem procurado cumprir sua principal missão que é a difusão das artes visuais no Estado. A vice-presidente, Evanice Santos, disse que os artistas, que compõem a Associação, estão de parabéns por pertencerem a uma instituição de reconhecida de utilidade pública municipal e estadual e consta também no Calendário Turístico Cultural de João Pessoa pelo decreto municipal número 10.689 de 26 de dezembro de 2005 por oferecer ao público uma programação com atividades de diversas expressões culturais.

Serviço:

Exposições: Marrocos (até dia 30) e Sentimentos (até dia 28 de maio)
Sábado (8)
Local: 2º Pavimento da Torre Mirante – Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes
Horário: De terça a sexta-feira das 9h às 21h. Aos sábados e domingos das 10h às 21h
Informações: 3214.8303 / 3214.8270