Um domingo especial para as mulheres no 8 de março

Por - em 34

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) vai proporcionar um domingo diferente e especial às mulheres da Capital, com uma programação dedicada ao ‘Dia Internacional da Mulher’, neste 8 de março. A partir das 10h, elas estarão envolvidas numa série de atividades, tendo o dia reservado para conhecer a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, onde várias atividades devem acontecer. À tarde, um dos eventos marcantes será a assinatura do ‘Ato de Compromisso do Governo Municipal com as Políticas para Mulheres’.

O documento receberá a assinatura do prefeito Ricardo Coutinho (PSB), que estará acompanhado de secretários municipais. Com o ato, o Governo Municipal se propõe a avançar na implementação de ações que garantam ainda mais os direitos das mulheres, principalmente no enfrentamento da violência contra o gênero e ainda na atenção da geração de renda e assistência à saúde.

Opções variadas – À tarde, das 14h30 às 17h, acontecem atividades múltiplas como cinema, música, dança, artes plásticas, oficinas de massagens e estação digital para a criançada que acompanhar as mães. Ainda nesse período, haverá um debate com a ativista do Rio de Janeiro, Conceição Evaristo.

No encerramento, haverá a apresentação do grupo musical ‘Nossa Voz’. O grupo está há 20 anos fazendo música e é composto por quatro mulheres: Thaíse Gadelha (teclado e voz), Gracinha Carvalho (voz), Ariadne de Lima (voz) e Germana Sales (percussão).

Douraci Vieira, coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, avalia a importância da visita das mulheres à Estação Cabo Branco, que além de tudo é um dos principais atrativos culturais e turísticos da Capital. “Essa é uma maneira de reforçar e incentivar nossa cultura”, comenta. A programação do ‘Dia da Mulher’ é uma realização da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) em parceria com o Fórum de Mulheres da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Dentro das comemorações para o Dia Internacional da Mulher ( 8 de março), a Autarquia Especial de Limpeza Urbana realiza nesta sexta-feira (6) a V Caminhada das Mulheres da Emlur. Com o tema “Enfrentamento à violência: Entre nessa luta”, as mulheres vão percorrer as ruas do Centro de João Pessoa pedindo paz, igualdade, cidadania e não a violência. A caminhada, organizada pela Emlur, faz parte da programação definida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) para o mês dedicado à mulher. São esperadas pela organização do evento mais de 400 mulheres.
A partir das 8h, haverá um ato público em frente ao Teatro Santa Roza, na Praça Pedro Américo, para lembrar toda a sociedade a importância política do dia da mulher. No local será servido um café da manhã as participantes e haverá show com o grupo de percussão da Emlur, ‘Baticumlata’, além de uma homenagem as mulheres.

Transporte gratuito – As mulheres terão transporte gratuito neste domingo (8) para irem até a Estação Ciência participar das atividades em comemoração ao ‘Dia Internacional da Mulher’. A liberação do pagamento, apenas nos ônibus que estão devidamente caracterizados por uma faixa, foi determinada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans).

Ao todo serão disponibilizados 43 ônibus que farão o transporte nas 14 regiões do Orçamento Democrático espalhadas pela cidade. Os veículos começarão a circular a partir das 12 horas para pegarem as pessoas que se deslocarão até a atividade. O retorno está previsto para às 20 horas.

A medida foi adotada como forma de homenagear as mulheres pela passagem do ‘8 de março’, reconhecer a sua importância dentro da sociedade, além de facilitar o acesso às atividades do ‘Mês da Cidadania Ativa das Mulheres’, que está sendo programado pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres
“Nós que fazemos a Prefeitura estamos realizando em março o ‘Mês da Cidadania Ativa das Mulheres’, que tem um ampla programação para comemorar a passagem do ‘8 de março’ e também fomentar discussões e promover reflexões sobre a questão de gênero. Resolvemos dar a gratuidade da passagem neste domingo para que as mulheres possam participar dessas atividades que realizaremos”, comentou a superintendente da STTrans Laura Farias.