Unidade de Inclusão capacita 30 mulheres na produção de alimentos

Por - em 23

Trinta mulheres cadastradas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) serão agora beneficiadas diretamente com a inauguração da segunda Unidade de Inclusão Produtiva municipal, no Jardim Veneza/Mumbaba. O equipamento foi entregue à população pelo prefeito Ricardo Coutinho (PSB) na tarde deste sábado (21). O local servirá para produção e comercialização de produtos alimentícios. O projeto é desenvolvido em parceria com o Governo Federal, Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) disse que a entrega dessa unidade representa a união de duas políticas públicas: segurança alimentar e geração de renda. “A segurança alimentar passou a ser encarada como uma atitude de governo depois que o presidente Lula assumiu. Quanto à geração de renda, estamos seguindo o nosso propósito de capacitar e dar condições para que famílias, cada vez mais, tenham o próprio sustento”, comentou. A Prefeitura de João Pessoa já tem recursos adquiridos para construir mais quatro equipamentos desse porte.

A unidade de Inclusão Produtiva tem o objetivo de estimular a renda e a ocupação técnica das pessoas envolvidas com o programa. A princípio, os alimentos serão produzidos pelas 30 mulheres, de segunda a sábado, e vendidos apenas no refeitório, por R$ 3,00. O lucro será repartido entre a equipe que é responsável pela manipulação, acondicionamento, produção e comercialização. Posteriormente, o local também fornecerá quentinhas. Tudo sempre dentro do princípio da Economia Solidária.

A estrutura do equipamento inaugurado neste sábado compreende um refeitório, banheiros construídos dentro do padrão de acessibilidade, cozinha ampla, vestuário, área de serviço e espaço para horta. A área total é de 120 metros quadrados. Enquanto os trabalhos são desenvolvidos na unidade, a Prefeitura de João Pessoa presta consultoria técnica e monitoramento. Esse serviço de apoio é feito por uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp). A orientação tem a participação de nutricionista e assistente social.