Unidade de Inclusão Produtiva inicia curso de corte e costura

Por - em 47

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) iniciou nesta segunda-feira (10) as aulas do Curso de Corte e Costura para Iniciantes, promovido pela Unidade de Inclusão Produtiva em Vestuário do Alto do Mateus. Durante toda essa semana os alunos vão aprender como desenvolver a economia solidária dentro do próprio bairro, através dos trabalhos que serão desenvolvidos ao longo do cronograma do curso. A ação é da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e tem como objetivo oferecer uma oportunidade de formação para o trabalho na área de vestuário e geração de renda.

As aulas prosseguem até o dia 10 de julho, das 8h às 11h, pela manhã, e das 14h às 17h, à tarde. Nesta primeira fase foram oferecidas 40 vagas, com duas turmas de 20 alunos em cada turno. Para quem desejar ingressar no curso ainda existem quatro vagas disponíveis no horário da manhã. “A maior procura é para o turno da tarde, já que muitas pessoas desenvolvem outra atividade durante o dia. Existem ainda oportunidades para as aulas da manhã e estamos de portas abertas para quem puder fazer o curso”, garantiu a coordenadora da Unidade de Inclusão Produtiva em Vestuário do Alto do Mateus, Olívia de Paula Lima Dantas.

Para a dona de casa Edna Maria da Silva, que trabalha como voluntária no Grupo de Mulheres da Beira da Linha, o Curso de Corte e Costura para Iniciantes representa uma oportunidade de aplicar seus conhecimentos para o bem da comunidade. “Eu já costuro, mas não sei como manusear uma máquina de porte industrial. Com o que eu aprender aqui vou conseguir fazer mais peças, ajudar minha família e contribuir ainda mais com meu trabalho”, falou Edna Maria.

Para a aluna, a iniciativa da PMJP é um incentivo. “A gente conseguiria ter uma vida melhor se todos vissem a importância da economia solidária dentro dos bairros mais carentes. Se todos se ajudassem haveria oportunidade para todos”, ressaltou a dona de casa.

Como participar – O curso e a inscrição são gratuitas. Os interessados devem comparecer à sede da Unidade, localizada na Rua Tenente Manoel V. Sampaio, por trás do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do Alto do Mateus e apresentar cópias do RG, CPF, comprovante de residência e foto 3×4. Podem participar mulheres e homens com idades acima dos 18 anos.